Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Espanha se prepara para Festa de Nossa Senhora dos Reis
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Sevilha – Espanha (Segunda-feira, 28-07-2014, Gaudium Press) A novena, a oitava, o Beija-mãos, uma grande procissão e várias festas religiosas são as atividades que ocorrerão no próximo mês de agosto em Sevilha (Espanha), para comemorar a Nossa Senhora dos Reis, padroeira da Arquidiocese andaluz.

Tal como informou a jurisdição eclesial em nota a imprensa emitida a partir de sua página web, os cultos em honra a Nossa Senhora dos Reis começarão no dia 4 de agosto, para o qual as Irmãs da Cruz, que são as encarregadas deNossa Senhora dos Reis.jpgenfeitar a Santíssima Virgem, preparam desde já os preciosos trajes que vestirá a Mãe de Deus, que como todos os anos, se vestirá como Rainha para sua solenidade.

Seu primeiro encontro com os fiéis e devotos será para o beija-mãos que ocorrerá no dia 4 e 5 de agosto na Capela Real da Catedral de Sevilha, onde permanece a imagem, e se encontram também sepultados Fernando III, Alfonso X, Pedro I de Castilla, entre outros.

A partir do dia 6 de agosto, até o dia 14, se celebrará a Novena de Nossa Senhora dos Reis, oração que presidirá a cada dia, a partir das 20h30, o Arcebispo de Sevilha, Dom Juan José Asenjo Pelegrina, e contará com as pregações do reitor do Seminário da Diocese, Padre Antero Pascual.

Durante estes dias da Novena, as paróquias e irmandades sevilhanas também se unirão às homenagens de sua padroeira com a oração do Santo Rosário e celebrações eucarísticas, como ocorrerá na Catedral às 08h, 09h e 10h diante da venerada imagem de Nossa Senhora dos Reis. Além disso, haverá uma coleta que este ano se destinará a ‘Regina Mundo”, instituição benéfica que se dedica aos mais desamparados.

Já para o dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora e festividade de Nossa Senhora dos Reis, se celebrarão Missas às 05h30, 06h e 06h30 da manhã diante do paso da Virgem, para logo -às 7h30- dar início a procissão com a venerada imagem pelos perímetros da Catedral sevilhana. Está previsto que este ano a efígie da padroeira da Arquidiocese use um manto verde doado pela Rainha Isabel II em 1853.

A partir do dia 16 de agosto será iniciada a Oitava em honra à Virgem que ocorrerá a diariamente às 08h na Capela Real.

Talhada pelos anjos

A venerada imagem de Nossa Senhora dos Reis é uma talha de madeira de alerce, com estilo gótico, realizada por um autor desconhecido por volta do século XIII, sendo uma das imagens denominadas ‘virgens fernandinas’, levadas para a Espanha pelo Rei Fernando III.

De suas origens existe uma lenda: Durante o cerco à cidade de Sevilha na reconquista cristã, se diz que Fernando III teve um sonho no qual viu Nossa Senhora lhe ajudando a ganhar a batalha. Ao despertar o rei quis ter uma preciosa imagem que representasse fielmente a Virgem e encarregou sem êxito a obra a vários artistas; até que um dia apareceram dois homens com rostos luminosos que convenceram a Fernando de poder talhar a Nossa Senhora tal como ele a sonhou. Efetivamente assim o fizeram, mas os homens desapareceram; e quando o rei viu a imagem concluída, tal como havia sonhado, o monarca atribuiu tal obra aos anjos.

A preciosa imagem, hoje venerada pelos sevilhanos, foi a primeira efígie mariana coroada canonicamente em toda Andalucia. Pio XII, em 15 de agosto de 1946, a proclamou padroeira da cidade, assim como da Arquidiocese. (GPE/EPC)

img1.jpg
 
Comentários