Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Festa do Senhor Bom Jesus, em Santa Catarina
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 31/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Araranguá – Santa Catarina (Quinta-Feira, 31/07/2014, Gaudium Press) A Comunidade da Paróquia de Maracajá de Hercílio Luz, em Araranguá, no Estado de Santa Catarina, realizará nos dias 2 e 3 de agosto a festa do Senhor Bom Jesus. A festividade será marcada ainda pela transladação motorizada da imagem do padroeiro, que encontrará, durante o percurso, as imagens de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

No sábado, dia 2, a transladação terá início às 18h, saindo da comunidade São Francisco de Assis, em Lagoa Mãe Luzia, em direção a Igreja de Hercílio Luz. Chegando lá, ocorrerá a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Vilcionei Baggio e animada pelo Ministério de Música de Vila Beatriz. É importante destacar que o encontro entre padroeiros acontece porque, no início, a comunidade pertencia à Paróquia de Araranguá e, agora, é assistida pela Paróquia de Maracajá.

Já no domingo, dia 3, a programação terá início às 8h, com a alvorada festiva animada pela Banda Municipal de Araranguá. Em seguida, às 10h, será realizada a Missa Solene, com a presidência do Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach, e com animação do Ministério de Música Voz na Igreja. Depois do almoço festivo, às 14h, haverá a procissão com a imagem do Senhor Bom Jesus, seguida pela escolha dos festeiros de 2015.

Devoção ao Senhor Bom Jesus

A devoção ao Senhor Bom Jesus possui suas raízes em Portugal, de onde foi levada aos países de colonização portuguesa, como Brasil, Angola e Açores. Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus Cristo, especialmente em diferentes episódios de sua Paixão. Os quatro eventos enfocados são: Coroa de Espinhos e Flagelação de Jesus, Jesus carregando a Cruz, Crucificação de Jesus, e por último seu sepultamento.

Trata-se de uma prática religiosa muito antiga, que participa da memória de diferentes localidades, de todos os Estados do Brasil. Os primeiros vestígios do culto a nosso Senhor Bom Jesus, no Brasil, remontam ao século XVII, se organizando junto com os primeiros lugarejos que se tornaram cidades importantes.

A imagem venerada na Basílica do Senhor Bom Jesus, na cidade paulista de Tremembé, é certamente a mais antiga de que se tem conhecimento no Brasil. Ela foi benta pelo vigário da igreja de Nossa Senhora da Conceição em 1663, mais de 50 anos antes de ser encontrada no Rio Paraíba a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Além disso, é uma das mais piedosas e de maior valor artístico. (FB)

 

 
Comentários