Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santuário de Aparecida (SP) será sede do encontro do episcopado Lusófono em 2016
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Aparecida – São Paulo (Sexta-feira, 01-08-2014, Gaudium Press) O próximo encontro do episcopado Lusófono acontecerá no Brasil, entre os dias 23 e 28 de julho de 2016, no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo.

Durante a reunião entre os bispos, em Angola, de 21 a 27 de julho, foram discutidas algumas preocupações estabelecidas no relatório final, como as indicações pastorais para “o cuidado pastoral da família e de todas as problemáticas que a envolvem”, bem como a proteção da vida, “promoção humana” e “dignidade da pessoa humana, bem comum, subsidiariedade e solidariedade”.

O encontro teve como finalidade fortalecer a comunhão eclesial através da promoção e cooperação entre as comunidades cristãs, assim como a fidelidade à identidade católica lusófona.

Nesta ocasião, estavam presentes o Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, e o Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Entre as propostas debatidas pelos prelados, se encontrava a urgência do cuidado da evangelização em sua ligação mais profunda com a promoção humana, atenção às situações dos mais necessitados e o encorajamento e a presença e ação dos leigos nas mais diversas áreas de intervenção na sociedade.

Já nos desafios descritos pelo episcopado lusófono estão a maior valorização e a divulgação da Bíblia em todos os setores das Igrejas particulares, o direcionamento para com a pastoral da família e de todas as problemáticas que a envolvem, além da atenção orante e pastoral para com as vocações ao sacerdócio e de especial consagração.

Também foi ressaltado o desejo de intensificação da presença da Igreja nas universidades, por meio da formação de uma pastoral universitária. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários