Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Exposição extraordinária do Santo Sudário de Turim será dedicada especialmente para jovens
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Turim – Itália (Sexta-feira, 01-08-2014, Gaudium Press) Em 2015 será um ano de grandes acontecimentos para a Igreja Católica. Um deles será a exposição extraordinária do Santo Sudário de Turim que ocorrerá na Catedral da cidade italiana durante a primavera do próximo ano, começando no dia 19 de abril até o dia 24 de junho. Evento que ocorrerá por ocasião de outro importante acontecimento: o Bicentenário de Nascimento de São João Bosco, fundador da Família Salesiana, jubileu que se iniciará no próximo dia 16 de agosto. 

view (3).jpg

Precisamente pela celebração de um dos santos que na história da Igreja mais trabalhou pela juventude, a exposição extraordinária do Santo Sudário pretende dar atenção especial aos jovens através de linguagens e elementos comunicativos que as novas gerações utilizam, como twitter, Facebook, Instagram e YouTube, e com iniciativas específicas para eles antes e durante o evento.

Entre as iniciativas, em abril foi apresentado o logotipo que identificará a exposição, que levará por lema “O Maior view (2) (1).jpgAmor”. O logotipo, que foi idealizado por um grupo de estudantes da Academia de Belas Artes de Turim, mostra um fundo que evoca o tecido do Santo Sudário e o rosto de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Além disso, os jovens estão sendo convocados para que de maneira particular se unam como voluntários e apoiem o acompanhamento dos milhares de peregrinos que chegarão a Turim em 2015 para venerar o Santo Sudário.

Desta maneira a exibição, através de suas iniciativas, e como manifestaram os organizadores da mostrar, propõem não só uma peregrinação para os jovens, mas uma busca de suas motivações

A última exposição ocorreu em 2010

O Santo Sudário de Turim, que é exposto ao público somente em determinadas ocasiões -a última ocorreu em 2010-, acolherá a milhares de devotos no próximo ano graças a aprovação do Santo Padre Francisco, que atendeu ao pedido do Arcebispo de Turim e Custódio do Santo Sudário, Dom Cesare Nosiglia, que pediu ao Pontífice para que se levasse a cabo a mostra extraordinária por ocasião da efeméride dos 200 anos do natalício de São João Bosco.

“Fazendo-me intérprete de tantas vozes que desejando celebrar tal evento com o máximo empenho espiritual e eclesial, considerei oportuno, como Custódio do Santo Sudário, interpelar ao Santo Padre Francisco sobre a possibilidade de uma ostentação extraordinária durante um período da celebração do Bicentenário. Com alegria lhes comunico que o Santo Padre deu seu positivo consentimento para a ostentação”, disse Dom Nosiglia aos fiéis de sua Diocese uma vez se conheceu a notícia da aprovação da mostra por parte do Sumo Pontífice.

A exposição extraordinária também será ocasião, como assegurou o Arcebispo de Turim, para incrementar a oração e contemplar o mistério da Paixão de Jesus Criso. “Todas as ostentações anteriores foram sempre um momento forte de oração, de meditação e contemplação da Paixão do Senhor e nutriram a Fé e a esperança cristã dos fiéis, que chegaram para rezar diante do Santo Sudário, cuja veneração é muito ampla e difundida em todo o mundo”, acrescentou Dom Nosiglia. (GPE/EPC)

 
Comentários