Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Livro explora tesouros espirituais em ícones da Igreja Greco Católica Ucraniana
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Nova York – Estados Unidos (Terça-feira, 12-08-2014, Gaudium Press) “Quando cheguei pela primeira vez a São Nicolau, me senti em dúvida e inclusive indigno, porque a presença de Deus era tão óbvia que quase nem sabia img1.jpgcomomanejá-la”. Esta forte experiência espiritual foi a que motivou a Matthew W. Gaul, literato norte-americano e devoto admirador de arte sacra bizantino, a escrever um livro dedicado ao patrimônio artístico de um belo templo greco católico: a Igreja de São Nicolau em Watervliet, Nova York. O texto, intitulado Tales of Glory (Histórias de Glória) oferece uma interessante perspectiva sobre a efetividade evangelizadora da arte sacra e a riqueza da Igreja Greco Católica, mais conhecida na atualidade por causa da difícil conjuntura sociopolítica de seu país de origem.

O texto foi destacado pela plataforma New Liturgical Movement por causa da festa de São Vladimiro, governante da Rus de Kiev (hoje Ucrânia e de onde surgiu a Rússia) e responsável da conversão dos povos eslavos ao cristianismo após seu bautismo no ano 988. Segundo a tradição, o príncipe enviou emissários a diferentes territórios para buscar a religião que seu povo deveria professar. O relatório que recebeu, consignado na Crônica Primária do século XII, afirma que os cristãos gregos (para então não havia divisão na Igreja Católica) os levaram “aos edifícios onde adoram a seu Deus, e não sabíamos se estávamos no céu ou na terra. Porque naimg3.jpgterra não há tanto esplendor ou tanta beleza”. O impacto da arte sacra e a liturgia conquistou aos visitantes: “Só sabemos queDeus habita ali entre os homens, e seu serviço é mais digno que as cerimônias de outras nações”. A impressão foi tal que declararam ao príncipe que retornariam a viver nesse lugar, porque “cada homem depois de provar algo doce é relutante em aceitar o que é amargo”.

São Vladimiro se converteu efetivamente à Fé Cristã e após ele a Rus de Kiev inteira e os povos eslavos. A Igreja Greco Católica Ucraniana celebrou o 1025 anos deste fato e conserva em sua liturgia e arte as características celestiais que maravilharam ao governante e o motivaram a abraçar a Fé. Tales of Glory, publicado em 2013 (ano do importante aniversário), busca refletir em sua estrutura tanto o sentido da arquitetura sacra -considerando em primeiro lugar o Sacrário e o altar- como a narrativa do Ano Litúrgico acompanhando as fotografias dos ícones do templo com textos litúrgicos relacionados aos mistérios e personagens retratados nas imagens.

O livro inclui citações dos Padres da Igreja que convidam à meditação e img2.jpgum índice de festas litúrgicas próprias da Igreja Greco Católica, além de um glossário para os leitores que não conhecem os termos técnicos do rito oriental da liturgia católica. O texto, segundo adverte a resenha do New Liturgical Movement, não é um texto técnico elaborado por um especialista em artes e teologia, mas o reflexo do significado que as obras de arte sacra tem para um autor que tenta transmitir ao leitor a admiração e a devoção que suscitam nele as obras de arte.

Destaca-se no texto a grande variedade de fotografias a cores, com a intenção de que a leitura seja percebida como uma peregrinação pelo templo e a espiritualidade da Igreja Greco Católica. O templo de São Nicolau faz parte do Registro nacional de Lugares Históricos desde 2004 e celebrou o primeiro centenário de sua edificação em 2007. (GPE/EPC)

 
Comentários