Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Os valores do Evangelho, chaves para conservar a identidade das famílias latino-americanas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Panamá – Panamá (Quinta-feira, 14-08-2014, Gaudium Press) Foi encerrado no último dia 09 de agosto, na img2.jpgCidade do Panamá, o I Congresso Latino-americano de Agentes da Pastoral Familiar, encontro convocado pelo Departamento da Família, Vida e Juventude do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), com o apoio do Pontifício Conselho para a Família, e a participação de mais de 300 pessoas representantes das conferências episcopais da América Latina e o Caribe, para abordar o tema “Família e desenvolvimento social para a vida plena e a comunhão missionária”.

Na mensagem final deste Congresso os participantes enviaram uma voz de esperança às famílias latino-americanas animando-as a comunicar a alegria e a beleza desta vocação nascida do sacramento do Matrimônio.

“Iluminados pelo Espírito Santo e inspirados nos valores da Sagrada Família de Nazaré queremos enviar a todas as famílias da América Latina, o Caribe e do mundo inteiro esta mensagem de esperança que lhes anime a formar-se mais, a viver os valores do Evangelho, a ter a certeza de que não estamos sozinhos e que juntos possamos fazer frente às tormentas que ameaçam a identidade e a missão do matrimônio, a família e a vida”, diz a mensagem do Departamento da Família, Vida e Juventude do CELAM e dos participantes do Congresso.

Além disso, assinalaram que durante o Congresso se viveram “dias de experiência fraternal, intenso ambiente de trabalho, alegria e profunda reflexão que nos permitiram reavivar em nós a certeza de ser uma única famíliaimg1.jpgcongregada pelo amor e a ternura de um mesmo Deus Pai”.

Ao concluir a mensagem, os organizadores e participantes do Congresso recordaram às famílias: “Sim, queridas famílias, é possível ser um bem para a humanidade, já que a família é o coração da pessoa humana, o verdadeiro tesouro da humanidade. Hoje e sempre, minha família e eu serviremos ao Senhor!”.

Este encontro contou com a especial presença de Dom Vincenzo Paglia, Presidente do Pontifício Conselho para a Família, que interveio com a conferência magistral “A família no coração do desenvolvimento da pessoa humana e da sociedade. Horizontes da Pastoral Familiar para a vida plena e a comunhão missionária”.

Ao aprofundar neste tema, o presidente do dicastério vaticano se referiu aos diferentes fatores que hoje mais ameaçam a família; entre eles o individualismo, que se reflete na necessidade de muitos pais que devem trabalhar, e tem levado suas responsabilidades a instituições, como por exemplo a educação dos filhos às escolas, quando a iniciação cristã deve iniciar no lar.

Fazendo eco a um insistente chamado do Papa Francisco, Dom Paglia exortou às família a não ficarem fechadas em si mesmas e sair ao mundo, já que “fechar-nos em nós mesmos seria um pecado de omissão”. Ao concluir sua intervenção disse que as famílias tem o direito a gerar vida, a um trabalho digno, a crescer no amor, a não serem exploradas para lograr desejos econômicas e a que se lhes respeite sua dignidade.

Este I Congresso Latino-americano de Agentes de Pastoral Familiar também serviu de preparação para o Sínodo Extraordinário da Família que será celebrado no vaticano em outubro, assim como ao Encontro Mundial das Famílias que ocorrerá em setembro de 2015 na Filadélfia (Estados Unidos). (GPE/EPC)

 
Comentários