Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“A vocação religiosa só pode existir num coração convertido”, diz o Bispo de Novo Hamburgo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 14/08/2014, Gaudium Press) Dom Zeno Hastenteufel, Bispo da Diocese de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, inicia um de seus mais recentes artigos dizendo que neste terceiro domingo de agosto a Igreja celebra o Dia dos Religiosos, isto é, daqueles irmãos e irmãs que deixaram tudo e se consagraram a Deus, para a vivência dos votos de pobreza, castidade e obediência, dentro de uma Ordem ou Congregação Religiosa.

Conforme o Bispo, é um dia especial para fazermos a nossa oração pelas irmãs de Santa Catarina, Franciscanas, Carmelitas, pelas Filhas de São Camilo, do Imaculado Coração de Maria, de Notre Dame, das Angélicas e de tantas outras irmãs que vivem em comunidades religiosas da diocese gaúcha e em todo o Brasil. Mas, Dom Hastenteufel ressalta que também devemos rezar pelos religiosos, os irmãos Maristas e Lassalistas, pelos irmãos e padres Jesuítas e todos os religiosos, de vida consagrada.

O Prelado faz uma menção a programação da Diocese de Novo Hamburgo para o próximo domingo: começa de manhã, com a missa festiva, na Paróquia São Miguel de Dois Irmãos, com a qual se dará abertura à Festa do Seminário e se falará sobre a vida religiosa. Para ele, este será o momento para reunir os pais e benfeitores dos seminaristas da região, bem como os animadores vocacionais e tantos que apoiam este trabalho em favor das vocações.

“Estamos plenamente conscientes que uma vocação religiosa só pode existir num coração convertido, capaz de entender Jesus Cristo vivo e ressuscitado, chamando para um convívio mais íntimo e profundo. A vida religiosa não pode ser identificada como uma profissão, mas como uma vocação de serviço e de doação, só possível num coração de muita fé”, avalia.

Ainda de acordo com o Bispo, a partir das 14h haverá uma missa especial, no Carmelo, em São Leopoldo, com todos os religiosos e as religiosas, que atuam na diocese de Novo Hamburgo. Em seguida, será realizada uma visita ao Lar dos Idosos da Companhia de Jesus.

Dom Hastenteufel recorda também que por uma feliz coincidência nós também celebramos a festa da Assunção de Maria e a liturgia nos fala de um grande sinal que apareceu no céu. Para ele, sem dúvida alguma Maria é este grande sinal, para quem pensa em uma vocação religiosa.

Segundo o Prelado, Maria foi chamada por Deus, para uma missão muito especial, e ela soube dar a sua resposta positiva ao proclamar: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a vossa palavra” (Lc 1,38). E no Evangelho deste domingo ela reza assim: “A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a humildade de sua serva…O Todo poderoso fez grandes coisas em meu favor” (Lc 1,46-49).

“E a carta de Paulo aos Coríntios mais uma vez nos fala a respeito do Cristo vivo e ressuscitado. Aliás, trata-se do anúncio do Cristo ressuscitado. É à luz desta palavra, que se precisa entender a vida religiosa e a partir destes conceitos, pode-se pensar em novas vocações para esta vida de especial consagração ao Senhor”, conclui. (FB)

 

 
Comentários