Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cardeal Wuerl publica livro sobre festas litúrgicas como caminho de formação
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 18/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – Estados Unidos (Segunda-feira, 18-08-2014, Gaudium Press) A Igreja celebra numerosas festas dentro LIVRO.jpgdo Ano Litúrgico, e estas ocasiões são autênticas celebrações que expressam a Fé com alegria. As festas católicas são também ocasiões de aprendizagem e tem seu fundamento em uma rica história e um profundo significado. Para compreender todas as dimensões destas celebrações, o Cardeal Donald Wuerl, Arcebispo de Washington, e o autor Mike Aquilina escreveram o livro “The Feasts. How the Church forms us as Catholics” (As Festas. Como a Igreja nos forma como católicos), que será lançado em setembro e que constitui a terceira parte de uma trilogia sobre a Eucaristia e a Igreja.

“O modelo cultural dominante da celebração é estridente, mas também bastante menos alegre e insatisfatório”, comentou o Cardeal Wuerl a National Catholic Register. “Mas o Povo de Deus sabe como celebrar, Adoramos um Deus que fez o descanso, o lazer e as festas como parte de nosso calendário desde o início da criação.”

O purpurado indicou que a Igreja conhece uma forma distinta e mais autêntica de celebrar que deixou também uma profunda marca na cultura: “Não é acidente que tantas das obras mestras da música e da arte tenham sido feitas para a celebração das festas cristãs no templos católicos”. Para a elaboração do texto, o Cardeal e o escritor Aquilina tiveram em conta numerosos aspectos das celebrações, como sua origem histórica, as expressões locais que as caracterizam em diversos lugares e tempos históricos e o ensinamento que deixam nos crentes.

O Cardeal explicou também que uma melhor compreensão das festas litúrgicas contribui a valorizá-la mais no lugar de considerá-las simplesmente como um dever ou uma obrigação.” Todas essas festas de preceito -Natal ou o dia de Todos os Santos, para nomear algumas- deveriam ser consideradas dias sagrados de oportunidades”, afirmou. “Pense em todos os cristãos que são obrigados a celebrar essas festas em segredo. Eles desejam esse privilégio que muitos católicos livres veem como um peso”.

O purpurado também expressou que a parte que mais gostou de trabalhar foi a referente às grandes festas da Vigília Pascal e a de Natal. Estas comemorações estão carregadas de um grande volume de “memória, emoção, doutrina e história, tanto pessoais como culturais” para o Arcebispo. “Estas festas são uma experiência poderosa, e espero que o livro ofereça um forte sentido de seu poder.”

view (2).jpg

Finalmente, o Cardeal Wuerl agradeceu a contribuição de Mike Aquilina, coautor do texto, que a partir de uma perspectiva diferente (é leigo, provêm de outra origem étnica) complementa o profundo conhecimento e experiência do purpurado. (GPE/EPC)

 
Comentários