Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Florianópolis relembra Bispos com homenagens
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Florianópolis – Santa Catarina (Quarta-Feira, 20/08/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, juntamente com os organismos da sociedade catarinense, promoverá diversos eventos para comemorar o centenário de nomeação episcopal e posse na então Diocese de Florianópolis de Dom Joaquim Domingues Oliveira e o centenário de nascimento de Dom Afonso Niehues.

Segundo a assessoria de comunicação arquidiocesana, trata-se de duas significativas personalidades da Igreja de Santa Catarina, com legado teológico-pastoral que precisa ser retomado e relançado para o futuro. A primeira homenagem ocorrerá amanhã, dia 21 de agosto, a partir das 15h, em Azambuja. Neste dia, celebra-se também o centenário da morte de São Pio X, criador da Diocese.

Haverá uma celebração histórico-teológica sobre a importância dos dois bispos no Salão de Atos do Seminário, com os historiadores Padre Ney Brasil Pereira e Padre José Artulino Besen. Eles apresentarão, respectivamente, dados biográficos de Dom Joaquim e de Dom Afonso, ressaltando o legado teológico-pastoral para a Igreja de Florianópolis e de todo o Estado de Santa Catarina.

Mais tarde, às 19h, será realizada a Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. A cerimônia ocorrerá no Santuário de Azambuja e será seguida de um coquetel festivo.

Dando seguimento as comemorações, no próximo final de semana, dias 23 e 24 de agosto, em todas as Missas celebradas na Arquidiocese serão lembrados os dois centenários. Vale ressaltar que, no dia 23, na missa das 18h15, na Catedral, será lançado o edital do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues. Mais detalhes sobre o Prêmio nos sites: www.arquifln.org.br e www.asafloripa.org.br.

As festividades continuarão nos próximos meses do ano. No dia 17 de setembro, às 20h, na Catedral de Florianópolis, será realizado um concerto especial promovido pelo Coral Santa Cecília, acompanhado do grupo vocal do Seminário Convívio Emaús, do órgão da Catedral e do quarteto de metais da Banda da Polícia Militar.

Ainda no mês de setembro, no dia 30, às 19h, haverá uma sessão especial em homenagem aos dois bispos, em uma parceria do Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), da ACL e da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC). A atividade acontecerá na na Academia Catarinense de Letras (ACL).

Já no dia 16 de outubro, às 8h, na FACASC, será promovida uma Jornada histórico-pastoral. No dia 11 de novembro, às 19h, ocorrerá mais uma sessão especial na Assembleia Legislativa. A Catedral de Florianópolis acolherá no dia 25 de novembro, às 18h15, a entrega do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues.

Dom Joaquim Domingues Oliveira

De 1914 a 1967, portanto por 53 anos, Dom Joaquim Domingues Oliveira esteve à frente da Diocese, que depois passou a ser Arquidiocese de Florianópolis. Foi o segundo Bispo de todo o Estado de Santa Catarina, de 1914 até 1927, quando foram criadas as Dioceses de Lages e de Joinville, e Florianópolis tornou-se sede da Província Eclesiástica de Santa Catarina e, portanto, Arquidiocese. Dom Joaquim passou, então, a ser o primeiro Arcebispo de Florianópolis.

Dom Afonso Niehues

Por sua vez, Dom Afonso Niehues conduziu a Arquidiocese de Florianópolis, primeiro como Arcebispo Coadjutor, de 1965 a 1967, quando morreu Dom Joaquim, e, desde então, como terceiro Arcebispo de Florianópolis, até 1991. (FB)

 

 
Comentários