Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Há 100 anos, morria São Pio X
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação – (Quinta-feira, 21-08-2014, Gaudium Pess) – A 21 de agosto de 1914 morria São Pio X. Cem anos se Sao Pio_X.jpgpassaram, mas, em todo o mundo a Igreja o reverencia celebrando sua memória litúrgica.

Neste ano, na Itália, o ponto alto das celebrações deste centenário será no próximo sábado dia 23, quando o Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, presidirá a Eucaristia realizada no parque do “Santuário delle Cendrole”, em Riese, localizada na província italiana de Treviso.

Foi ali que no ano de 1835, nasceu Giuseppe Melchiorre Sarto que, mais tarde, subiria ao Trono Pontifício com o nome de Pio X.

Há pouco tempo o Cardeal Parolin concedeu uma entrevista ao semanário da Diocese de Treviso. Nela o Purpurado faz notar que a figura que delineia o perfil histórico de São Pio X não fica vinculada sobretudo à sua atuação frente à chamada doutrina modernista.

Sem abandonar o estudo de sua luta contra o modernismo, a atenção de historiadores do pontificado de Pio X tem voltado também para o estudo do impulso pastoral que ele deu à Igreja no início do século XX.

Sem dúvida a evangelização, a catequese, estiveram muito presente em seu pontificado. Basta recordar que foi ele quem publicou e fez difundir por toda a Igreja o Catecismo que, inclusive leva seu nome: Catecismo de São Pio X.

Mas, a divulgação da doutrina católica através da difusão do Catecismo não foi a única ação que deixou marcas na história da Igreja.

São Pio X promoveu reformas pastorais quanto à participação dos fiéis no culto. Entre elas está a promoção do culto eucarístico. Ainda no começo do Século XX, ele via no Sacramento da Eucaristia um modo de os fiéis se aproximaremSao Pio X.jpgmais de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Antes dele a comunhão sacramental era uma prática pouco comum, raramente realizada. Foi São Pio X quem promoveu a devoção da comunhão frequente e reduziu a idade mínima para poder receber a Eucaristia. Isso facilitou a prática precoce da comunhão para as crianças: A partir dos sete anos já se poderia comungar.

O fato de ter uma ação tão “pastoral” em seu pontificado pode ser fruto de sua anterior atuação como sacerdote. A pastoral, o contato direto com os fiéis, a evangelização eram um desejo constante em sua alma.

São Pio X foi o único Papa dos tempos modernos que exerceu intensamente, por muitos anos, seu munus sacerdotal. Ele foi capelão e pároco em pequenas paróquias rurais. Tendo chegado à Cátedra de Pedro, ele espalhou pelo mundo sua experiência sacerdotal.

Giuseppe Melchiorre Sarto

Nasceu em Riese, na Província italiana de Treviso, de uma família modesta, sendo o segundo dos dez filhos de Giovanni Battista Sarto e de Margherita Sanson.

Foi ordenado aos 23 anos, em 1858. Estudou direito canónico e a obra de São Tomás de Aquino.

Como sacerdote, iniciou seu serviço para a Igreja como capelão em Tombolo, onde começou a correr sua fama de ser um inspirado pregador. Dedicava-se muito ao trabalho. Quando ainda moço, dormia somente 4 horas por noite e julgava que isso lhe era suficiente.

Em 10 de Novembro de 1884 foi elevado a Bispo de Mântua, e em 1896 a Patriarca de Veneza sendo eleito Papa em 4 de Agosto de 1903 com 55 dos 60 votos possíveis no conclave.

Ainda jovem sacerdote, ao lado de seu trabalho pastoral incansável, ele tinha uma paixão pitoresca pela construção das chamadas meridianas, um tipo muito simples de aparelho que indica as horas do dia. Com a característica especial de ter a precisão de um aparelho comandado pelo sol.

Porém, esta curiosidade da vida de São Pio X foi deixada de lado com o surgimento de cargos que lhe absorviam cada vez mais: pároco em Salzano, os trabalhos no seminário e na cúria de Treviso, os encargos do episcopado e do patriarcado veneziano e o encargo maior que ele teve: dirigir a Barca de Pedro. Quando, em certa ocasião, considerou-se tão isolado que um dia lembrando o Profeta Isaías suspirou: “De gentibus non est vir mecum!”. O que, numa tradução livre poderia caracterizá-lo inteiramente: “Estou sozinho!”.

O Papa

Foi o primeiro Pontífice eleito no século passado. A história de São Pio X conta também com características do tempo em que viveu. Ele foi o último pontífice a ser eleito por causa do chamado “veto laical”.

No conclave de agosto de 1903 era considerado também papável o Cardeal Rampolla, Secretário de Estado. Por causa de seus relacionamentos, sua eleição foi vetada pelo Cardeal Puzyna, Arcebispo de Cracóvia, em nome do imperador austro-húngaro.

Assim, o Cardeal Giuseppe Sarto, Patriarca de Veneza, foi escolhido Papa e adotou o nome de Pio X.

O seu lema era “Renovar todas as coisas em Cristo”, expresso na sua encíclica “Ad Diem Illum”.

Foi um defensor intransigente da ortodoxia doutrinária e governou a Igreja Católica com mão firme numa época em que Ela enfrentava um laicismo forte, além das diversas tendências do modernismo que ele considerava como síntese deSão Pio X..jpg todas as heresias nos campos dos estudos bíblicos e da teologia.

São Pio X introduziu reformas na liturgia e codificou a Doutrina da Igreja Católica. Facilitou a participação dos fiéis na Eucaristia. Como um Papa pastoral, encorajou modos de vida que refletissem os valores cristãos.

Ele foi o grande incentivador da prática da comunhão eucarística frequente e permitiu o acesso precoce das crianças à Eucaristia, quando da chegada à chamada idade da razão.

Foi um promotor incansável do estudo do canto gregoriano e do catecismo. Criou a Pontifícia Comissão Bíblica e colocou as bases do Código de Direito Canônico, promulgado em 1917 após a sua morte. Publicou 16 encíclicas.

A lápide

Na lápide do seu túmulo na Basílica de São Pedro no Vaticano, lê-se: A sua tiara era formada por três coroas: pobreza, humildade e bondade.

Foi beatificado em 1951 e canonizado em 3 de Setembro de 1954 pelo Papa Pio XII. É considerado um dos maiores Papas da Igreja. (JSG)

 
Comentários