Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Pastoral da Saúde lança campanha em prol da doação de órgãos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Curitiba – Paraná (Sexta-Feira, 22/08/2014, Gaudium Press) A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, com o apoio do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), lançou uma campanha em prol da doação de órgãos e tecidos para transplantes. A ideia é discutir o tema com a comunidade e incentivar a doação para gerar mais vida para todos.

imagem.jpg

Desde o dia 21 até o dia 27, a pastoral está propondo uma semana de conscientização, em que estão sendo intensificadas reflexões e iniciativas em favor da vida, tais como: estudos sobre a Palavra de Deus, celebrações especiais, gestos de oferta simbólica da vida, cadastro de doação de medula óssea, doação de sangue e divulgação de informação sobre o assunto.

A Pastoral da Saúde informa que existem dois tipos de doação: em vida – medula óssea, sangue, rim, fígado (entre parentes ou com autorização judicial); pós-morte – coração, rim, fígado, pâncreas, pulmão, intestino, pele, córnea, tecidos (essa doação quem autoriza é a família).

Ainda de acordo com a pastoral, 99% dos transplantes são realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e a fila única nacional beneficia a todos, sem privilegiar ninguém. Mais informações poderão ser obtidas através do site http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=2929.

Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde tem o compromisso de promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida (prevenção de doenças: física, psíquica, espiritual, social e ambiental, etc.), tornando presente no mundo da saúde a ação libertadora de Jesus, rumo ao reino definitivo.

Para a coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Saúde, Ireonilda M. De Conto, a pastoral tem por objetivo trabalhar as três dimensões: solidária, comunitária e política institucional, visando à reflexão e tomada de consciência sobre a saúde pública e buscando, a partir de Jesus Cristo, realizar gestos bem concretos em favor da vida, seja pessoal ou comunitária. (FB)

 
Comentários