Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese de Bogotá promove a Música Litúrgica
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Segunda-feira, 25-08-2014, Gaudium Press) Com o objetivo de estimular e desenvolver o cultivo da música sacra, a Coordenação para a Cultura da Arquidiocese de Bogotá, em união com o Centro Cultural São Francisco de Assis e a Pontifícia Universidade Javeriana, realiza desde o dia 16 de agosto, até o dia 30 de maio de 2015, o curso de Música Litúrgica. 

view (2).jpg

“Oferecer uma capacitação litúrgica, bíblica e musical aos músicos paroquianos e aos que prestam seus serviços profissionais nas funções litúrgicas”, é o propósito desta iniciativa acadêmica que chega já a sua promoção número 12 e busca contribuir com uma completa formação para o exercício da música litúrgica como ferramenta para a vida pastoral da Igreja.

“Hoje podemos contar com um grupo numeroso e idôneo de pessoas capacitadas para exercer a tarefa de dirigir a atividade musical da Igreja no marco da liturgia, é por isso que nos sentimos orgulhosos de iniciar a décima segunda promoção do curso de música Litúrgica, que abre novos caminhos para uma evangelização renovada e aberta a um futuro cheio de promessas”, sublinha o Escritório Arquidiocesano de Comunicações, OAC-Bogotá, em nota a imprensa.

O curso tem uma duração de 160 horas que são distribuídas em dois semestres, tempo no qual se oferecerá formação litúrgica, bíblica e musical. Ao concluir o programa, os estudantes obterão um certificado que terá o aval da Pontifícia Universidade Javeriana, e o apoio da Comissão de Música Sagrada e Liturgia da Arquidiocese de Bogotá.

A área de liturgia fundamental e sacramental de acordo com a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II farão parte da formação oferecida pelo curso, “para que os participantes cheguem a ter critérios claros na seleção e execução do canto nas celebrações litúrgicas”, como sublinha o programa acadêmico.

Do mesmo modo, se desenvolverão workshops práticos para que os alunos conheçam as funções antropológicas do canto e da música, assim como o vocabulário do canto litúrgico; se aprofundará na união que existe entre a Bíblia e a liturgia estudando cada uma das partes do ordinário da Missa, assim como o lugar que ocupam os salmos na celebração; se fará uma apreciação das diferentes expressões musicais religiosas no processo histórico da Igreja; e se proporcionarão elementos de técnica vocal e pedagogia coral para a correta interpretação do repertório nas funções litúrgicas, entre outros aspectos.

A Dignidade da Música Sagrada

Por séculos a tradição musical da Igreja constituiu um tesouro de valor inestimável, que se destaca sobre as demais expressões artísticas, já que o canto sagrado é uma parte necessária dentro da Liturgia solene. Todos estes aspectos foram especialmente abordados pela Constituição ‘Sacrosanctum Concilium’, sobre a Sagrada Liturgia, do Papa Paulo VI. 

view (3).jpg

Nela se destaca: “A música sacra será tanto mais santa quanto mais intimamente esteja unida a ação litúrgica, seja expressando com maior delicadeza a oração ou fomentando a unanimidade, seja enriquecendo a maior solenidade dos ritos sagrados. Além disso, a Igreja aprova e admite no culto divino todas as formas de arte autêntica que estejam adornadas das devidas qualidades”.

Igualmente faz referência a formação musical: “Se dê muita importância ao ensinamento e a prática musical nos seminários, nos noviciados de religiosos de ambos sexos e nas casas de estudos, assim como também nos demais institutos e escolas católicas; para que se possa compartilhar este ensinamento, formem-se com esmero professores encarregados da música sacra (…) Se recomenda, além disso, que, segundo as circunstâncias, se erijam institutos superiores de música sacra (…) Se dê também uma genuína educação litúrgica aos compositores e cantores, em particular as crianças”. (GPE/EPC)

 
Comentários