Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Município paranaense festeja Nossa Senhora da Luz
 
AUTOR: GAUDIUMPRESS
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Irati – Paraná (Terça-Feira, 26/08/2014, Gaudium Press) A cidade de Irati, pertencente à Diocese de Guarapuava, no Estado do Paraná, promoverá no dia 8 de setembro a 1ª Festa da Padroeira, Nossa Senhora da Luz. As atividades relacionadas a festa já terão início um dia antes, no dia 7, com uma Santa Missa na Colina Nossa Senhora das Graças. Neste dia, haverá um ato religioso e benção da Capela de Nossa Senhora da Luz.

No dia da festa a programação será a seguinte: 8h – Cordão da Fé com Cavaleiros, saindo da Colina Nossa Senhora das Graças em direção a Matriz Nossa Senhora da Luz; 10h – Missa da Padroeira, na Paróquia Nossa Senhora da Luz; 12h – almoço comunitário; 15h – abertura dos portões do Estádio Municipal, com atividades culturais, apresentação de bandas e sorteio de prêmios; 16h – Encontro do TLC (Treinamento de Liderança Cristã), com atividades musicais; 20h – show com o Padre Antônio Maria, no Estádio Municipal.

O show do Padre Antônio Maria será a principal atração do evento. O sacerdote é intérprete de diversos sucessos católicos, como: É bom ter família; Sonda-me; Pegadas na Areia; e Ninguém te ama como eu. A animação da festa ficará por conta de Sassá Oliveira e contará ainda com o reforço da juventude do Treinamento de Liderança Cristã.

Nossa Senhora da Luz

O dia 8 de setembro é marcado como o Dia de Nossa Senhora da Luz. O culto a Nossa Senhora da Luz foi difundido pelos Jesuítas e Beneditinos e assim deu origem a diversos Santuários, Igrejas, Paróquias e Capelas. No Estado do Paraná, a devoção chegou por volta do ano de 1659, onde seria fundada a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

No ano de 1904, em Irati, foi construída a primeira Capela da cidade, em homenagem a Nossa Senhora da Luz, localizada onde hoje situa-se a Praça da Bandeira. A padroeira sempre esteve presente em todos os momentos históricos do munícipio. E depois da maior enchente da história de Irati, registrada entre os dias 5 e 8 de junho, a partir deste ano de 2014 o dia 8 de setembro será comemorado com diversar festividades com a criação da Festa da Padroeira.

De acordo com a prefeitura de Irati, este evento foi sugerido por todas as paróquias da região e acolhido com muita satisfação pela administração municipal, que destaca que diante de uma história tão rica e bonita, a padroeira da cidade merece uma festa à altura de sua importância. (FB)

 
Comentários