Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Cada jovem de Fé precisa se colocar na possibilidade de ser chamado a uma vida de consagração a Deus”, diz Dom Justino
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Belo Horizonte – Minas Gerais (Quarta-feira, 27-08-2014, Gaudium Press) “A missão da Igreja é continuar a missão de Jesus Cristo, evangelizar e congregar o povo de Deus na comunidade eclesial”, de acordo com o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais, Dom João Justino de Medeiros, a respeito do mês das vocações, vivenciado este mês pela Igreja no Brasil.

IMG_6707.JPGEntrevistado pela Gaudium Press, o prelado destaca, entre as vocações, o chamado ao presbiterado, uma vez que “todo o laicato, que pelo batismo é chamado ao sacerdócio comum dos fiéis, conta com o serviço do sacerdócio ministerial para a vivência de sua Fé, sobretudo na dinâmica sacramental”, sendo fundamental o exercício da profissão religiosa a serviço dos cristãos fiéis e leigos.

Para Dom Justino, “o mês das vocações é uma iniciativa muito interessante para o cultivo das vocações nas comunidades”. “É preciso que toda comunidade eclesial compreenda a vocação como a fundamental experiência humana de colocar-se diante das perguntas: Minha vida para quê? Para quem?”, explica.

O religioso afirma que nesses últimos anos, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) ou a Pastoral Vocacional e ministérios tem ganhado cada vez mais força e abrangência em muitas comunidades, pois “Toda iniciativa que ajude, sobretudo, os jovens no discernimento vocacional, há de encontrar todo nosso apoio”.

Quando a redação pediu para que Dom Justino contasse como havia recebido seu chamado para o sacerdócio, o bispo auxiliar disse que tinha percebido sua vocação enquanto participava da vida pastoral de sua comunidade de origem.

“Ali, desde os primeiros anos da catequese, como uma semente cultivada, iniciei um longo caminho que se tornou bem claro e decisivo quando estava já no seminário, concluindo a formação presbiteral inicial”, relata.

Nos últimos anos do curso de teologia, o prelado, então, sentiu a liberdade para responder ao chamado de Deus, pedindo posteriormente ao bispo de sua localidade para que fosse admitido no seminário, para futuramente vir a tornar-se padre. “Vivia naquele momento uma alegria interior de ter dado um passo decisivo e definitivo em minha vida”, completa.

Aproveitando o tema da reportagem, Dom Justino fez recomendações aos jovens e interessados em seguir a vida vocacional:

“Cada jovem de Fé – moça ou rapaz – precisa se colocar na possibilidade de ser chamado a uma vida de consagração a Deus na Igreja. Colocada a pergunta, é preciso aprofundar o discernimento. Para isto é fundamental a disposição para abrir-se ao diálogo com quem tem condições de escutar e colaborar no processo de discernimento que é sempre pessoal, custoso, profundo e libertador. Recomendo, pois, que não se tenha medo do discernimento. ‘Vocação acertada, futuro feliz!’. Se é assim, tonar-se mais importante ainda o empenho pelo discernimento vocacional.”

Ao final da entrevista, o bispo auxiliar deixou uma mensagem dedicada aos jovens e todos aqueles religiosos vocacionados que sentiram o chamado de Nosso Senhor Jesus Cristo para a missão:

“Queridos jovens, Jesus Cristo continua chamando. É preciso escutá-lo e entrar em diálogo com Ele sem ter medo de lhe colocar a pergunta: ‘Senhor, que queres que eu faça?’. A busca dessa resposta é o encontro com a vocação. Se Ele chama você para uma vocação de consagração na Igreja, Ele precisa de sua decisão para conduzir seus passos. Jovem, abra seu coração para a escuta de Jesus Cristo”, concluiu.

Por Leandro Massoni Ilhéu

 
Comentários