Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Imagem do Santo Menino Capitão General das Filipinas volta para Basílica em Manila
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/08/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

santo_menino_capitao_general_das_filipinas_1.jpgManila – Filipinas (Quinta-feira, 28-08-2014, Gaudium Press) Uma das invocações mais peculiares da devoção ao Divino Menino Jesus retornará no mês de setembro a seu lugar na Basílica Menor de São Sebastião de Manila, nas Filipinas. Trata-se de uma imagem na qual o Divino Infante não se veste de príncipe, mas de militar, posto que corresponde a sua entronização como “Capitão General das Filipinas”, feita pelas autoridades coloniais espanholas em 1606. Seu retorno à veneração dos fiéis no importante templo ocorrerá no dia 06 de setembro, segundo informou a Agência CBCP News.

O título de Capitão General foi produto da extraordinária devoção ao Santo Menino nas Filipinas, notória desde os inícios da evangelização do território. A nobreza espanhola, ao ter conhecimento da reverência que a devoção suscitava na povoação da colônia, outorgou o título ao Divino Infante e enviou uma imagem às ilhas. Ali se recebeu a imagem e se criou a tradição de render-lhe as honras militares próprias de um rei, como são as saudações feitas por canhões em suas aparições públicas.santo_menino_capitao_general_das_filipinas_2.jpg

A imagem do Santo Menino, Capitão General das Filipinas, se encontra atualmente sob a custódia do Museu Recoletos na Cidade de Quezon e regressará a Basílica para ser novamente venerado pelos fiéis. Segundo uma informação publicada por um secular, o local de sua entronização será o altar que neste momento é ocupado pela imagem de São Nicolau de Tolentino na Basílica, a qual seria transladada ao Panteón localizado atrás da sacristia da Basílica Menor do Nazareno Negro.

A imagem que retornará a veneração dos fiéis é a original de início do século XVII, e está adornada com as vestes correspondentes a um Governador General das Filipinas do Século XIX, portando botas militares e um chapéu de três pontas de uso militar da época. Por seu caráter de Capitão General, a imagem porta uma espada tipo sabre no cinto, sendo possivelmente a única invocação do Divino Menino Jesus no mundo que leva uma arma. (GPE/EPC)

 
Comentários