Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Davi foi aclamado rei pela tribo de Judá”, recorda Bispo Emérito de Passo Fundo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Passo Fundo – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 01/09/2014, Gaudium Press) “Do rei Saul ao reinado de Davi” é o título do mais recente artigo de Dom Urbano Allgayer, Bispo Emérito da Arquidiocese de Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul. Ele explica que Saul, constituído primeiro rei de Israel, pertencia à pequena tribo de Benjamim e dom_urbano_allgayer.jpgsuperava em altura toda a sua tribo. Apresentado por Samuel ao povo como rei de Israel, houve aclamação unânime, vibrante: “Viva o nosso rei”.

De acordo com o Prelado, Saul iniciou seu governo com sucesso, vencendo em guerras os filisteus e outros povos agressores. No entanto, o Bispo recorda que as vitórias lhe subiram à cabeça e ele tornou-se desobediente a Jahvé – Deus, seu orientador através de Samuel.

“Dentro da mentalidade rude e cruel, matar os inimigos parecia ser do agrado de Deus. E poupar-lhes a vida seria desagradar a Jahvé. Mas Saul praticava o suborno e guardava para si os melhores animais dos vencidos, em vez de reparti-los e oferecer sacrifícios ao Senhor. Por isso, Deus encarregou Samuel a ungir outro rei”, avalia.

Dom Allgayer ainda afirma que Samuel, com pesar, cumpriu a ordem do Senhor: “Enche de óleo o teu frasco e vai à casa de Isaí, em Belém. Escolhi um de seus filhos para futuro rei de Israel”. Ele salienta que entre os 7 filhos de Isaí, Samuel derramou o óleo da unção régia sobre o mais novo, o pastorzinho Davi.

“Sem saber que Davi fora sagrado rei, Saul aceitou a sua visita para tocar harpa em momentos de profunda depressão e tristeza que o afligiam. A música do jovem trazia alívio ao rei, que nomeou Davi seu escudeiro.”

Além disso, o Prelado cita um dos mais famosos episódios bíblicos – a vitória do jovem escudeiro do rei Saul contra o rei_davi.jpggigantesco guerreiro filisteu Golias, que desafiava os hebreus para uma luta a dois. Conforme o Bispo, Davi, sem armas de guerra, aceitou o desafio e com sua funda lançou uma pedra na fronte do gigante Golias, que tombou de bruços no chão. Em seguida, Davi saltou sobre ele, tirou-lhe a espada e cortou-lhe a cabeça.

“Os filisteus fugiram e os israelitas cantaram vitória. As mulheres puseram-se a cantar: ‘Saul matou mil, mas Davi matou dez mil’. Enlouquecido de ciúme, Saul jogou sua lança contra Davi. Este se desviou e a lança cravou-se na parede da sala. Estava iniciada a guerra entre Saul e Davi”, completa.

Por fim, Dom Allgayer afirma que na batalha de Gelboé foram derrotados os israelitas pelos filisteus, ocasião em que também morreu o rei Saul que, cercado de inimigos, precipitou-se sobre sua espada em riste. Segundo ele, morreram ainda seus três filhos, entre eles Jônatas, amigo íntimo e defensor de Davi. “E Davi foi aclamado rei pela tribo de Judá, em seguida pelas outras onze tribos”, conclui. (FB)

 
Comentários