Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Encontro de Coordenadores da Pascom é promovido no Paraná
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Campo Largo – Paraná (Segunda-Feira, 01/09/2014, Gaudium Press) Nos dias 30 e 31 de agosto, ocorreu o encontro dos coordenadores diocesanos da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Estado do Paraná. O evento, que foi realizado na Casa de Retiros Santo André, na cidade de Campo Largo, reuniu agentes da pastoral e comunicadores das regiões de Jacarezinho, Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Umuarama, Curitiba, Palmas e Francisco Beltrão e São José dos Pinhais.

Durante o evento, os participantes puderam avaliar as ações desenvolvidas pela Pascom nos últimos 12 meses e planejar as atividades até dezembro de 2014 e também para o ano de 2015. Dentre as principais deliberações do encontro, está a realização do primeiro Mutirão Regional de Comunicação (Muticom) em outubro de 2015, na cidade de Guarapuava, e a organização de um grupo para participar do 9º Muticom Nacional, em julho de 2015, em Vitória (ES).

No primeiro dia de encontro houve um momento de formação, com a palestra sobre Jornalismo On-line. A assessoria foi do professor da PUC-PR e editor no portal Paraná Online, Miguel Angelo Manasses. Durante a sua exposição, o palestrante enfocou os seguintes assuntos: convergência, interatividade, produção, critérios de noticiabilidade, hierarquia de notícias, posicionamento.

Já no sábado à noite, ocorreu uma mesa redonda onde foram debatidos vários assuntos, com destaque para o eixo da formação. Foi decidido nesta atividade que a temática da Ética e da Leitura Crítica da Comunicação serão mais trabalhadas pela Pascom no Regional e nas dioceses paranaenses.

No dia seguinte, aconteceu o momento de partilha das ações que foram desenvolvidas nas dioceses e pela Pascom Regional nos últimos 12 meses. Ocorreu ainda a avaliação do Plano de Ação (em âmbito diocesano e regional) da Pascom firmado em agosto de 2013, em Jacarezinho.

Com relação aos momentos de espiritualidade, vale destacar que foram realizadas duas Celebrações Eucarísticas, uma no sábado, presidida pelo Administrador Arquidiocesano de Curitiba, Dom Rafael Biernaski, e, no final do encontro, a missa de envio por Dom Antônio Wagner da Silva, Bispo de Guarapuava e referencial para a comunicação no Regional. O encontro ainda contou com a presença do Bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, Dom José Mário Angonese.

Plano de Ação para 2015

O Plano de Ação da Pastoral da Comunicação, para o ano que vem, prevê o fortalecimento no envio de matérias para o site do Regional, a continuidade das visitas da Pascom Regional nas dioceses mediante agendamento, prosseguimento nos encontros com emissoras de rádio e televisão católicas do Paraná.

No que diz respeito às Dioceses, elas se comprometeram a estudar o Diretório de Comunicação (Documento 99 da CNBB), a visitar aos párocos para propor a implantação nas paróquias e apresentar a Pascom para as demais pastorais. Já para 2016, o projeto é que sejam realizados os Muticom, nas dioceses do Estado. (FB)

 
Comentários