Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Parque temático em Israel recria a época e o modo de vida de Jesus
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Nazaré – Israel (Quarta-feira, 03-09-2014, Gaudium Press) Representações vivas das parábolas de Jesus, a comida da época na qual Ele viveu, os aldeões de então, são só algumas representações que peregrinos da Terra Santa podem apreciar em “Nazareth Village” (Aldeia de Nazaré), fundada no ano de 2000, e um dos poucos lugares que permanece praticamente intacto desde a época de Jesus.

nazare_1.jpg

“Jesus cresceu a poucos metros de distância daqui. A cinco minutos a pé. Isto significa que Ele estava familiarizado com este lugar. Estou completamente seguro de que subiu muitas vezes esta colina. Ajudando com a colheita, julgando como uma criança, inclusive talvez esmagando uvas”, disse a Rome Reports Amer Nicola, do “Nazareth Village”.

A Aldeia, situada dentro da cidade de Nazaré, quando foi eleita para a construção do parque temático, resultou ser uma granja de trabalho dos tempos de Jesus, segundo confirmou um grupo de arqueólogos especialistas. Ali se conservam campos que muito possivelmente foram trabalhados pelos amigos de Jesus, pessoas próximas e habitantes da aldeia onde ele viveu. No lugar se encontram oliveiras, colheitas e muitos espaços abertos.

Uma das principais intenções deste lugar é mostrar a peregrinos, especialmente aos jovens, a maneira como Jesus viveu. Tal como se expõem na página web do “Nazareth Village”, os visitantes poderão experimentar como se escutava uma audiência no primeiro século e de que maneira as palavras de Jesus tocaram os corações do momento. Também é possível apreciar representações vivas das parábolas que pronunciou Jesus, caminhar no lugar, observar como se vestiam os aldeões de então, que atividades realizavam, qual era sua comida, inclusive preparar alguns dos pratos da época, realizar artesanatos, até trabalhos de carpintaria como São José. Tudo com o propósito de aproximar-se de uma maneira mais viva do Evangelho.

nazare_2.jpg

“A Terra Santa é chamada o quinto Evangelho, porque quando se vem os lugares que lhe inspiraram, se compreende melhor suas histórias, a Bíblia e suas parábolas”, comentou Nicola.

Representações que necessitam de uma profunda preparação por parte daqueles que trabalham na aldeia, tal como acrescenta Nicola: “lemos muito sobre Jesus. Ele percorria a Galileia, de cidade em cidade, de povo em povo. Pregava em sinagogas e curava enfermos”.

A ideia de construir uma aldeia que recriasse a época de Jesus foi do médico Nakhle Bishara, que tinha o desejo de fazer que os lugares históricos de Jesus se convertessem em pedras vivas e transportassem os visitantes dos mil anos atrás. “Há um profundo desejo por parte de todos os que vem a Nazaré de ver a Jesus. Mas durante séculos, o único que podiam ver eram pedras empoeiradas. Por isso se propôs um lugar onde os visitantes pudessem ver como essas antigas pedras cobram vida e o testemunho dos vinhedos e oliveiras que cobram vida para ensinar a verdade espiritual”, diria então o Doctor Bishara.

nazare_3.jpg

Atualmente a aldeia também é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve cursos sobre Bíblia em contexto, assim como cursos de arqueologia para preservar o lugar. “Nazareth Village”, recebeu no último ano por volta de 60 mil visitantes. (GPE/EPC)

 
Comentários