Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Salesianos peregrinam pela Patagônia, onde desembarcou o carisma de São João Bosco na Argentina
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Patagônia – Argentina (Quinta-feira, 04-09-2014, Gaudium Press) Desde o dia 16 de agosto passado, até o dia 16 de agosto de 2015, ocorre o Ano do Bicentenário de Nascimento de São João Bosco. Várias são as atividades e iniciativas que vem se desenvolvendo nos países que tem a presença da Família Salesiana, fundada pelo santo italiano.

sao_joao_bosco.jpg

Uma destas iniciativas, que chamou particularmente a atenção por seu significado histórico, é a peregrinação que um grupo de salesianos argentinos realizará à Patagônia para seguir os passos do carisma salesiano no lugar onde desembarcou pela primeira vez na Argentina a Congregação do “Santo da Juventude”.

O grupo de peregrinos será da comunidade salesiana de Resistência, e outras cidades do Chaco, que percorrerão as mais distantes terras da América do Sul a partir do dia 21 de janeiro até o dia 07 de fevereiro de 2015 para aprofundar no carisma e espiritualidade salesiana, render uma homenagem a seu padroeiro em seus 200 anos e rezar nos principais lugares da Argentina Salesiana.

Partirão para a Patagônia por volta de 120 pessoas, entre os quais se encontram docentes, grupos juvenis, cooperadores, familiares e grupos de oração, que representam a grande riqueza da Família Salesiana.

Está previsto que o caminho passe por Funes, Tandil, Las Grutas, Rawson, San Carlos de Bariloche, Junín de los Andes e las Heras. Durante a peregrinação os fiéis visitarão Santuários, colégios, paróquias, templos, museus, além de outros lugares onde se destaca a presença salesiana.

O Sonho de São João Bosco com a Patagônia

Foi o próprio São João Bosco quem sonhou levando o carisma salesiano para a Patagônia. O mesmo Santo o narrou da seguinte maneira ao Papa Pio IX: “Sonhei que estava em uma região selvagem, totalmente desconhecida. Era um terreno completamente sem cultivo, no qual não se viam montanhas nem colinas, somente em seus afastados limites se viam escabrosas montanhas. Vi nelas muitos grupos de homens que a percorriam. Estavam quase nus. Era de altura e estatura extraordinária, de aspecto feroz. Cabelos longos e ásperos. A cor de sua pele era escura e sobre os ombros levavam mantos de peles de animais. Usavam como armas uma lança longa e uma funda para lançar pedras. Estes grupos de homens, espalhados, se dedicavam a diversas atividades. Uns corriam atrás das feras. Outros lutavam entre si, tribo contra tribo; e um terceiro grupo de batalha contra soldados bracos chegava (…) Logo apareceram no extremo do terreno vários grupos de missionários de diversas comunidades religiosas e se dedicaram a ensinar o Evangelho a aqueles selvagens, mas eles se lançavam contra os missionários com furor diabólico e os matavam (…) Eu pensava: Como lograr converter a esta gente tão selvagem? Mas logo vi aparecer outro grupo de missionários. Se aproximavam aos selvagens com rosto alegre e precedidos de um grupo de jovens”.

Finalmente, em 1875, e pela Patagônia, os salesianos chegam a Argentina, sendo o primeiro país fora da Europa por onde ingressou o carisma de São João Bosco com 10 missionários salesianos. (GPE/EPC)

 
Comentários