Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Uruguai será sede de encontro das Obras Missionárias Pontifícias
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Canelones – Uruguai (Segunda-feira, 08-09-2014, Gaudium Press) “Discípulos Missionários, comunicadores apaixonados da Boa Nova”, será o lema do Encontro de Diretores e Secretários das Obras Missionárias Pontifícias (OMP) do Cone Sul que será celebrado em Canelones, Uruguai entre os dias 11 a 14 de setembro deste ano.

Obras Missionárias Pontifícias.jpg

Este encontro pretende ser um espaço de formação e de discernimento com o propósito de “estabelecer critérios e ações concretas para melhorar a comunicação entre as direções nacionais do cone sul”.

Neste sentido, se procurará abordar no conhecimento de possíveis estratégias de comunicação que estejam “a serviço da animação, formação e cooperação missionária em perspectiva profética”, tudo com o fim último de estabelecer acordos e compromissos de ação entre as OMP da Argentina, Chile, Uruguai e Panamá, que constituem os países do cone sul.

“O verdadeiro missionário, que nunca deixa de ser discípulo, sabe que Jesus caminha com Ele, fala com Ele, respira com Ele, trabalha com Ele. Percebe a Jesus vivo com ele em meio da tarefa missionária”.

O encontro será iniciado na tarde do dia 11 de setembro com as boas-vindas dos participantes, seguido de uma Santa Missa, às 18h. Neste primeiro dia os Diretores e Secretários das OMP orarão especialmente pelas missões na América e Europa.

No dia 12, segundo dia do evento, será a ocasião para a apresentação de um breve relatório das direções nacionais, sua situação, os principais desafios e as projeções. Após o almoço, terá lugar o espaço testemunhal de vários missionários uruguaios intitulado “A Missão Ad Gentes em e no Uruguai”, posteriormente se desenvolverá o workshop “Pastoral Missionária para a Missão Ad Gentes”. A jornada será concluída com uma Santa Missa na qual se pedirá pelas missões na América e Ásia.

Para o sábado, 13, está prevista a jornada de estudo e reflexão sobre “Evangelização e Comunicação”, onde se abordarão dois temas: “A comunicação a serviço das OMP” e “A comunicação a serviço da Evangelização a partir do Carisma das OMP”. Este dia finalizará com a Eucaristia na qual se rezará pela ação missionária na América e Oceania.

O encontro concluirá o domingo 14 com uma jornada mariana de oração na comunidade paroquial, onde se orará com o Rosário Missionário, e fará uma celebração Eucarística na qual se pedirá pelo trabalho missionário em todos os continentes.

As Obras Missionárias Pontifícias, dependente da Congregação vaticana para a Evangelização dos povos, é uma instituição da Igreja Universal e de cada Igreja particular que nasceu com o objetivo de apoiar a ação missionária da Igreja no mundo, sobretudo nas regiões não cristãs.

As OMP tem como missão despertar a consciência missionária do Povo de Deus, assim como favorecer a cooperação entre as Igrejas particulares através da oração, o intercâmbio de vocações e o apoio material para os territórios de missão e mais necessitados. (GPE/EPC)

 
Comentários