Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Davi, pecador e santo”, é o tema de artigo do Bispo Emérito de Passo Fundo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Passo Fundo – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 08/09/2014, Gaudium Press) Dom Urbano Allgayer, Bispo Emérito da Arquidiocese de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, escreveu em seu mais recente artigo sobre Davi, o pecador e santo. Para o Prelado, Davi foi o mais festejado rei de Israel, tanto pelo povo quanto pelas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento. Foi grande no crime, mas foi também grande no arrependimento.dom-urbano.jpg

Segundo o Bispo, após muitas guerras vitoriosas, optou por um descanso em Jerusalém, e um dia passeando ocioso pelo palácio, viu Betsabé, mulher de Urias, grande oficial em guerra contra os amonitas. Recorda Dom Allgayer que ele mandou chamar a mulher e a engravidou, ordenando então ao general Joab colocar Urias no lugar mais perigoso da batalha, onde ele morreu, e assim Davi pode se casar com Betsabé.

Advertido pelo profeta Natã, o rei reconheceu: “Pequei contra o Senhor”. Replicou Natã: “O Senhor perdoa o pecado, mas o teu filho morrerá”. O Prelado então afirma que o filho de Davi morreu e ele deplorou sua culpa. De Betsabé nasceu-lhe outro filho, ao qual chamou Salomão: “Pacífico”, a quem Deus amou com predileção.

“Outro filho de Davi era Absalão, cujo nome significa Pai da Paz. Ao nome não correspondia seu procedimento. Era o homem mais formoso de Israel. E também o mais sedutor e sedento de poder. Sentado à porta da cidade, abraçava as pessoas e as atiçava contra o rei, seu pai. E suspirava: ‘Ah! Se eu fosse juiz, defenderia os direitos do povo injustiçado’. Sua guarda era formada por 50 homens. Com eles formou um exército que, de Hebron, avançou sobre Jerusalém”, ressalta.

Ainda de acordo com o Bispo, o rei Davi teve que fugir, injuriado, chorando ante a ameaça do filho. Dom Allgayer lembra que Davi, experiente em guerras, reuniu um pequeno exército sob o comando do general Joab e antes de voltar a Jerusalém, recomendou a Joab e aos outros comandantes: “Conservai vivo meu filho Absalão”. “Inexperiente em guerra, Absalão viu seu exército desbaratado. Ele pôs-se em fuga, montado numa mula.”

Por fim, o Prelado destaca que passando debaixo de um carvalho, os fartos cabelos de Absalão enroscaram-se entre os galhos e ele ficou suspenso no ar, enquanto a mula continuava a fuga. Ao saber disso, Joab tomou três lanças e cravou-as no peito de Absalão. Conforme o Bispo, os subordinados de Joab acabaram de matá-lo e jogaram seu corpo num buraco, cobrindo-o de pedras.

“Ao receber a notícia, Davi chorou amargamente e repetia: ‘Meu filho Absalão, Absalão meu filho. Oxalá tivesse eu morrido em teu lugar'”, conclui. (FB)

 
Comentários