Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cardeal Cipriani inaugura Sínodo Arquidiocesano no Peru
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lima – Peru (Terça-feira, 09-09-2014, Gaudium Press) “‘Onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu em meio deles’. Estas palavras de São Mateus que acabamos de escutar são especialmente presentes neste momento. O Senhor está em meio de nós na presença da Trindade Beatíssima: Pai, Filho e Espírito Santo. E da Mãe de Deus, Maria Santíssima, invocamos sua bênção e proteção ao inaugurar nesta Solene Eucaristia o Vigésimo Sínodo Arquidiocesano da Igreja em Lima”, com estas palavras o Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, deu início no último domingo, 07 de setembro ao Sínodo Limense com o qual se orientará o caminho dos próximos anos da Igreja que peregrina na capital peruana.

cardeal_cipriani_1.jpg

Durante a Santa Missa com a qual se deu abertura a este encontro Arquidiocesano, e que ocorreu na Basílica Catedral de Lima com a participação dos fiéis capitalinos, o purpurado assinalou que o evento será uma oportunidade especial para que os jovens, as famílias e todos os fiéis leigos “busquem a Cristo, encontrem a Cristo e amem a Cristo”, e sejam “sal e luz em meio ao mundo, para que iluminem com sua vida de Fé e de caridade todas as atividades humanas, começando pelo próprio lar, a escola, e a vida profissional, para que infundam este espírito cristão e o suplemento de Fé à sociedade (…)”.

Logo assinalou: “Muito queridos irmãos, nos toca viver este tempo na história da Igreja de Lima. Contemplamos com agradecimento como Deus tem abençoado este povo com uma religiosidade popular que marca a identidade não só do povo de Lima, mas do povo peruano, esse caminhar de religiosos franciscanos, dominicanos, jesuítas, agostinianos de todas as congregações, redentoristas, vicentinos, homens e mulheres”.

Posteriormente se referiu a imensa tradição católica do povo capitalino marcada pelo testemunho de santidade de Santa Rosa de Lima e São Martinho de Porres, assim como a grande devoção ao Senhor dos Milagres. “Recebamos esse maravilhoso tesouro e comprometamo-nos solenemente ao inaugurar este sínodo a custodiar e transmitir às novas gerações essa piedade popular, essas bênçãos que um povo nos pede por todos os rincões como sinal indelével que Deus quer deixar neste povo peruano. Nos apoiamos nessa Fé e nessa confiança”, continuou o Cardeal Cipriani.

Finalmente, o Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, tomando as palavras que expressou São João Paulo II ao inciar seu pontificado, chamou a toda a comunidade arquidiocesana a não ter medo: “‘não tenham medo’, faço minhas estas palavras, não tenhamos medo de deixar que o Espírito Santo nos conduzam pelos caminhos de Deus. Vamos dar as mãos à Nossa Senhora da Evangelização com otimismo, com esperança, com alegria, para que este ano sinodal nos enche de gozo e sintamos em nossos lares e corações que se abre uma nova etapa que escreveremos com nossa oração e entrega a Jesus, o Senhor dos Milagres”.

O Sínodo, no qual podem participar os fiéis sob o lema “Tu tens a palavra”, será um tempo de reflexão para toda a Igreja que caminha na capital peruana. Durante este período, Bispos, sacerdotes, religiosos e leigos refletirão sobre os desafios pastorais que enfrenta a Igreja particular e proporão o caminho a seguir para os próximos anos.

Família e Vida, a formação dos sacerdotes e os religiosos, a participação dos leigos, e a ajuda social aos mais necessitados, serão os temas principais que se abordarão durante este 20º Sínodo Arquidiocesano Limense.

Papa Francisco saúda ao Cardeal Cipriani

O Sínodo Arquidiocesano também é tema de interesse para o Santo Padre Francisco, que durante a oração do Ângelus do último domingo, 07, na Praça de São Pedro, expressou sua proximidade com o Cardeal Cipriani e os fiéis da Arquidiocese de Lima, que iniciam este especial evento eclesial.

cardeal_cipriani_2.jpg

“Dirigiu uma cordial saudação ao Cardeal Arcebispo de Lima e sua Diocese, que inauguram hoje o vigésimo Sínodo da Arquidiocese de Lima. O Senhor os acompanhe neste caminho de Fé, comunidade e crescimento”, manifestou o Sumo Pontífice durante a recitação da oração mariana. (GPE/EPC)

 
Comentários