Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Livro sobre Nossa Senhora de Guadalupe é lançado no México
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Quinta-feira, 11-09-2014, Gaudium Press) “Compreender a chegada de Nossa Senhora a Tepeyac sem levar em conta o contexto no qual apareceu, impediria comunicar sua grandeza, seu esplendor”, sob esta premissa foi escrito o livro “Santa Maria de Guadalupe à luz da história”, de autoria de Ana Rita Valero, Antropóloga diretora do Arquivo Histórico de Vizcaínas, que foi apresentado recentemente no México e faz referência ao grande impacto que teve a aparição de Nossa Senhora de Guadalupe para os mexicanos e os católicos do mundo.

Livro sobre Nossa Senhora de Guadalupe é lançado no México.jpg
A história do México está ligada às
aparições de Nossa Senhora de
Guadalupe / Foto: Oscar
Hernández Benavente.

Em entrevista difundida pelo Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME), Valero fala sobre o conteúdo do livro e a importância de compreender o “guadalupismo” mexicano a partir do contexto histórico, começando pelo mundo indígena, continuando pelo México novo-espano e concluindo com a criação da Basílica de Guadalupe e o Século XX.

“No texto me atrevo a recolher uma pequena mostra do porvir histórico de uma das devoções mais importantes do mundo inteiro, cuja imagem não só é referente devocional, mas se converteu em símbolo nacional que segue deslumbrando”, disse a autora do livro.

A obra está dedicada especialmente à Nossa Senhora de Guadalupe, a quem Valero agradece “por dar sabedoria e intelecto para redigir o livro”, e se dirige a todos aqueles que querem aprofundar o grande significado da aparição mariana. “Espero com ele deleitar e apaixonar a todo o que ler”, acrescenta a autora.

Editado pela Biblioteca de Autores Cristianos (BAC), o livro está constituído por três partes. A primeira delas se refere aos antecedentes da religiosidade no México, a cosmogonia indígena e o pensamento filosófico e religioso do povo mexicano. A segunda, se centra no acontecimento da evangelização no marco da conquista, com uma revisão histórica da chegada dos espanhóis à América e a fundação das primeiras ordens religiosas. Finalmente, a autora fala em detalhes do legado histórico e social de Nossa Senhora de Guadalupe a raiz de suas aparições, seus milagres, as ermitas que se edificaram em sua honra, e o impacto desta devoção na sociedade mexicana.

O prólogo desta obra foi escrito pelo Padre Heinrich Pfeiffer, sacerdote jesuíta, que foi membro da Comissão Pontifícia para os Bens Culturais da Igreja e é especialistas em História da Arte Clássica. (GPE/EPC)

 
Comentários