Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Biblistas italianos encontram-se com Francisco no Vaticano
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 12-09-2014, Gaudium Press) Os participantes do encontro da 43ª Semana Bíblica Nacional, evento promovido pela Associação Bíblica Italiana, foram recebidos na manhã desta sexta-feira, 12, pelo Papa Francisco, no Vaticano.

Em seu discurso, o Pontífice afirmou que o encontro inicia as celebrações pelos 50 anos da Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Divina Revelação, “Dei Verbum”.

De acordo com o Santo Padre, o cristão tem a necessidade da Sagrada Escritura, em vista das contrastantes provocações culturais. Para que a Fé resplandeça, deve ser nutrida constantemente pela Palavra de Deus.

Depois, o Papa mencionou a relação que São João Paulo II mantinha com os membros da mesma Comissão. Naquela época, disse, ele afirmou que “para respeitar a coerência da Fé da Igreja e da inspiração da Escritura, a exegese católica deve estar atenta a não se ater aos aspectos humanos dos textos bíblicos”, pois “é necessário que ela, sobretudo, ajude o povo cristão a perceber em um modo mais claro a palavra de Deus nesses textos, para melhor acolhê-la, para viver plenamente em comunhão com Deus”.

O Pontífice também citou o Documento Dei Verbum para recordar aos presentes uma expressão considerada eficiente:

“A exegese católica não tem o direito de se assemelhar a um curso d’água que se perde nas areias de uma análise hipercrítica.”

Francisco finalizou seu discurso lembrando da misericórdia da Virgem Maria que, assim como refere-se São Lucas, meditava no seu coração as palavras e os eventos que se referiam ao seu Filho, pois Nossa Senhora ensina-nos a acolher plenamente a Palavra de Deus em toda a nossa vida. (LMI)

 
Comentários