Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Aplicativo para smartphones indica onde estão sendo celebradas Missas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Montevidéu – Uruguai (Segunda-feira, 15-09-2014, Gaudium Press) Não existem limites para as iniciativas através das novas tecnologias da informação, e a Igreja Católica sabe de suas vantagens tirando delas o maior proveito. Isto o demonstram dois aplicativos para smartphones que foram apresentados recentemente e chegam para acrescentar a Fé dos fiéis católicos.

vamos_a_missa.jpg

Um deles é o “Vamos à Missa”, desenvolvido por um grupo de jovens uruguaios, o qual tem como finalidade ajudar aos usuários encontrar as paróquias ou templos mais próximos para ir à Missa. “Não deixes mais de viver a Santa Missa por não saber onde há uma paróquia próxima! Ideal para quando visitas um lugar que não conheces, de viagem ou de mudança”, descreve o ‘app’.

Além de ajudar a encontrar as igrejas mais próximas ao ponto de localização, este aplicativo mostra os horários de Missa e recomenda de maneira automática a qual lugar ir de acordo com a distância e o mais próximo em tempo que se encontre no início da Missa. A informação que ali se inclui é criada e mantida por uma comunidade de usuários, o que permite ter os horários verificados e atualizados.

“Isto surgiu pela inquietação que tivemos no verão passado estando de férias. Estávamos em uma comunidade que não era a nossa e não sabíamos onde ir participar da Missa. E assim nos ocorreu que seria bom que se temos um celular à mão, poder detectar que paróquia está próxima e assim não deixar de participar da Missa”, comentou Pablo Sánchez, jovem engenheiro de 24 anos e um dos criadores, que foi citado pela EFE.

A única coisa que se requer para o aplicativo é fazer parte da comunidade de colaboradores do “Vamos à Missa”, dispôr de uma conta no Google ou no Facebook, para assim recomendar novos lugares e horários. “A ideia é que funcione como a Wikipedia, que qualquer usuário possa acrescentar e manter os horários e os lugares da Missa, já que quanto mais tenha, mais problemático será atualizar o sistema”, acrescentou o jovem engenheiro.

Inicialmente este ‘app’ vem funcionando só para Montevidéu, mas a ideia é que se expanda por todo o Uruguai e, porque não, ao mundo. Também se prevê em um futuro poder informar sobre as atividades que se realizam em cada paróquia, seus dias festivos, solenidades, jornadas de oração, procissões, entre outros.

O ‘app’ dos Santos

Outro ‘app’ é “Santoral”, que permite consultar os santos de um dia específico, assim como o nome dos amigos ou familiares para enviar-lhes uma felicitação com o santo de seu dia.

Além disso, o aplicativo contêm um buscador onde se pode consultar o dia dos santos mais familiares, conhecer sua história e legado; oferecer por sua vez um calendário onde aparecem todos os santos do ano. (GPE/EPC)

Com informações da EFE e Rome Reports.

 
Comentários