Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispos de Filipinas exortam aos educadores a serem “santos e heroicos”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Manila – Filipinas (Segunda-feira, 15-09-2014, Gaudium Press) Recordando sempre que os pais de família são os primeiros educadores dos filhos e os diretamente responsáveis da primeira transmissão da Fé, o Presidente da Conferência dos Bispos Católicos de Filipinas, Dom Sócrates Villegas, publicou um documento intitulado “Mestres Santos e Heróicos no Ano do Laicato” para destacar o trabalho dos docentes no país e a grande transcendência de seu testemunho para seus alunos. Os professores, afirma a declaração, “não educam só a mente, mas também o coração”.

Bispos de Filipinas.jpg
Os mestres estão chamados à santidade e ao heroísmo em sua
missão de educadores e testemunhas do Evangelho.
Foto: Bro. Jeffrey Pioquinto, SJ.

Após afirmar a importância da família na educação das crianças e sua inspiração na Sagrada Família, os Bispos recordaram que a missão dos pais deve ser apoiadas por instituições educativas, que devem estar a altura de seu dever. “Sempre se disse que se necessita um povo para educar uma criança”, comentaram os prelados. “Por isto, os pais devem exercer seu direito de eleger uma escola para seus filhos que os ajude da melhor maneira em sua tarefa como educadores cristãos”.

A importante missão do mestre

“As crianças crescem na Fé e na Sabedoria quando se lhes nutre com educação apropriada”, recorda a declaração, que anima a selecionar para isto os melhores mestres, dispostos a dar testemunho da mensagem cristã “não só de palavras, mas com cada gesto de seu comportamento”. Os Bispos animaram aos mestres a educar na excelência e nunca fomentar a mediocridade, permitindo aos alunos desenvolver seu sentdo de responsabilidade. Também animaram a cuidar daqueles que requerem um trato especial e preocupar-se por reconhecer os dons de cada um dos alunos, de forma que possam “levar à luz o Cristo que está neles”.

Além disso, os prelados convidaram aos educadores a levar o seu legado mais além das salas de aula e transformar a vida dos estudantes. “Como formadores de habilidade e do caráter, eles são testemunhas da Fé”, afirma a declaração. Os Bispos fizeram um reconhecimento dos mestres que devem enfrentar dificuldades para cumprir sua missão em regiões afastadas ou padecendo necessidades materiais, assim como da frequente dureza de seu peso no trabalho. A declaração rende homenagem à perseverança e entrega de muitos mestres, de diretores que inclusive sacrificam recursos próprios para melhorar suas escolas e a de catequistas voluntários que se oferecem para ministrar a educação religiosa em escolas públicas sem receber pagamento por seu trabalho.

Heróis e Santos

Segundo os Bispos filipinos, os educadores tem uma grande oportunidade de ser “heróis e santos” em seu ofício. Estando a cargo das necessidades de sua própria família com recursos limitados, constantemente formando-se para seu trabalho e fiéis à guia que lhes oferece a Igreja, muitos mestres exercem seu chamado de forma sacrificada e admirável. “Estes educadores são verdadeiros missionários que respondem plenamente a seus chamados, seguros na certeza de que sua resposta é vital para a construção e renovação contínua da cidade terrena e para a evangelização do mundo”, afirmaram os prelados.

“Os professores têm o desafio de ser valentes em meio de tempos turbulentos”, exortaram os Bispos. “Estão chamados à santidade e ao heroísmo”, insistiram, recordando que Cristo mesmo nunca rejeitou seu título de Mestre e é o exemplo no qual devem focar-se. “Ele falou com autoridade. Ele era um grande comunicador da visão do Reino”. Imitando suas virtudes, os professores “obtêm santos e heróis de seus estudantes. Eles usam a disciplina do amor para ensinar-lhes a santidade e o heroísmo”.

Os prelados agradeceram o compromisso dos educadores no país, animando-lhes a “caminhar o quilômetro extra” e oferecer mais em seu trabalho, exortaram aos jovens a respeitar a seus mestres e aos sacerdotes a acompanhar devidamente ao trabalho educativo através da catequese e a formação na Fé. Também pediram aos diretores das instituições educativas seu esforço para fazer delas “um lugar de encontro com Deus” e reafirmaram o compromisso de oração da Igreja para que perseverem em sua obra e sejam fiéis em seu testemunho cristão. “Maria, Mãe de todos os professores, aproxima-nos a Jesus, nosso único Mestre”, concluíram. (GPE/EPC)

Com informações da Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas.

 
Comentários