Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Nossa Senhora sempre foi a Mãe da Fé”, afirma reitor de Santuário Salettino
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

São Paulo (Terça-feira, 16-09-2014, Gaudium Press) No dia 19 de setembro de 1846, duas crianças chamadas Maximino e Melânia pastoreavam rebanhos nos Alpes Franceses, em La Salette, na França, até que se depararam com a aparição de uma bela senhora que encontrava-se chorando, o que teria chamado mais a atenção dos pequenos.Nossa Senhora da Salette.JPG

Foi então que eles se aproximaram dela, que por sua vez, através de suas lágrimas de reconciliação, transmitiu um pedido para que fosse posteriormente difundido aos demais: eram palavras de conversão, de chamada de atenção e de amor e reconciliação.

Para os devotos mais fervorosos, Nossa Senhora da Salette é considerada a Mãe Reconciliadora de todos os pecadores, pois, segundo o Reitor do Santuário dedicado a Virgem Santíssima, localizado em São Paulo, Padre Markos Queiroz, entrevistado pela Gaudium Press, as palavras emitidas por Nossa Senhora “ainda hoje nos despertam encanto e comoção”.

Neste mês de setembro, a Igreja da Virgem de Salette celebra seus 75 anos de criação com uma extensa programação que reúne momentos de Fé, devoção e entretenimento direcionados aos fiéis da Região Episcopal de Santana.

Com o tema “Com Salette, testemunhando Jesus Cristo na cidade”, os festejos iniciaram no dia 1º deste mês, prosseguindo com o novenário dedicado a Padroeira pelas comunidades que compõe a região, encerrando-se nesta sexta-feira, dia 19, quando será recordado pelos salettinos os 168 anos da Aparição de Nossa Senhora na cidade francesa.

Neste dia, acontecerá diversas celebrações que contarão com as presenças de sacerdotes e religiosos, bem como o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Sérgio de Deus Borges.

“Muitos devotos de Nossa Senhora da Salette nesse mês de Setembro participam conosco de nossas atividades e eventos aqui no Santuário. Em parcerias com Rádios, TVs e outros meios de comunicação a Festa alcança uma grande amplitude”, afirmou.

Segundo o Padre Markos, “Nossa Senhora sempre foi a Mãe da Fé” e “Ela acreditou no convite de Deus e se fez morada do Senhor”, pois “sempre se colocou nas mãos de Deus com sua humildade, fazendo com que a vontade e o projeto de Deus se realizasse por meio do seu sim”.

“Na vida da Igreja e de cada devoto da Salette, Nossa Senhora continua sendo a Mãe da Fé que intercede por todos nós junto ao Pai, que nos chama por meio das suas lágrimas para o centro da sua Aparição”, lembrou.

A Cruz que a Virgem Santíssima trazia no peito, explicou o reitor, é “a Cruz que nos lembra a alegria da nossa Fé, a esperança salvífica que Ele e seu Filho nos traz”.

Sobre a participação da comunidade salettina na Festa dedicada a Nossa Senhora, o sacerdote pertencente a Congregação dos Saletinos analisa como “muito intensa”. “Na novena que fizemos com o tema, visitamos quatro paróquias, seguindo com as demais noites no Santuário Salette”, contou.

Padre Markos ainda confirmou que durante esse período festivo acaba sendo maior o número de devotos que visitam o Santuário de Salette. “E o dia 19 de Setembro é sempre um dia de muitas celebrações e atividades, onde muitas pessoas participam com alegria louvando e se alegrando pela aparição de Nossa Senhora em Salette.”

A respeito das recomendações aos fiéis durante esse momento litúrgico dedicado a Virgem Maria, o reitor do Santuário paulista acredita que “toda Festa é sempre um convite”, sendo esse um convite da Mãe Santíssima “para crescermos na Fé, testemunharmos a alegria da Boa Nova e nos encontrarmos como Igreja com o seu Filho: Jesus Cristo, Nosso Senhor”.

Além dos tradicionais devotos que vem prestigiar mais um momento solene e de Fé, os jovens também têm marcado sua presença nas comemorações pelos 75 anos de fundação da Igreja da Salette.Nossa Senhora da Salette2.JPG

“Quem faz a experiência do encontro com Jesus sabe que ali se encontra a Verdade, a verdadeira Alegria que ninguém jamais poderá tirar. Portanto para a Igreja, hoje esse é o desafio: fazer com que o jovem descubra a Alegria desse encontro que gera vida nova e que pode tornar a sociedade de hoje sinal do Reino”, completou.

Finalizando a entrevista, o Padre Markos deixou sua mensagem como forma de convite aos demais para que participem desta Festa, vivendo esse período de reconciliação e conversão através das súplicas a Nossa Senhora:

“Convido a você de alguma forma a participar da nossa Festa. Estamos no mês da Primavera e Nossa Senhora nos traz a Boa Nova que é o seu Filho Jesus, esperança para toda a humanidade. Que Ele seja sua esperança, que Ele seja sua alegria e que o mês de Setembro seja um mês de vivermos a Reconciliação e a conversão como Nossa Senhora nos lembrou em Salette”, concluiu.

Oração à Nossa Senhora da Salette

Lembrai-vos, ó Nossa Senhora da Salette, das lágrimas que derramastes por nós no Calvário. Lembrai-vos também, dos cuidados que, sem cessar, tendes por vosso povo, a fim de que em nome de Cristo, se deixe reconciliar com Deus. E vede se, depois de tanto terdes feito por vossos filhos, podeis agora abandoná-los. Reconfortados por vossa ternura, ó Mãe, eis-nos aqui suplicantes, apesar de nossa infidelidade e ingratidão. Não rejeiteis nossa oração, ó Virgem Reconciliadora, mas volvei o nosso coração para o vosso Filho. Alcançai-nos a graça de amar a Jesus acima de tudo, e de vos consolar por vida de doação, para a glória de Deus e o amor de nossos irmãos. Amém!

Nossa Senhora da Salette, Reconciliadora dos Pecadores, rogai sem cessar por nós que recorremos a Vós.

Por Leandro Massoni Ilhéu

 
Comentários