Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Sacramentos do Matrimônio e da Comunhão são tema de livro lançado nos EUA
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

São Francisco – Estados Unidos (Terça-feira, 16-09-2014, Gaudium Press) Com o título “Remaining in the Truth of Christ” (Permanecendo na Verdade de Cristo), o sacerdote agostiniano Robert Dodaro, Presidente do Institutum Patristicum Augustinianum de Roma, compilou os conceitos de cinco Cardeais, um Arcebispo e outros três especialistas sobre a indissolubilidade do matrimônio e a impossibilidade de que os divorciados que voltaram a se casar possam comungar. O volume, publicado pela editora Ignatius Press percorre a história da Igreja e afirma que as normas a este respeito estão fundadas em uma perspectiva de misericórdia.sacramentos_do_matrimonio.jpg

Os purpurados cujos escritos fazem parte da publicação são o Cardeal Gerhard Müller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o Cardeal Raymond Burke, Prefeito do Tribunal Supremo da Signatura Apostólica, o Cardeal Walter Brandmüller, Presidente emérito do Comitê Pontifício de Ciências Históricas, o Cardeal Carlo Caffarra, Arcebispo de Bolonia e o Cardeal Velasio De Paolis, Presidente emérito da Prefeitura para os Assuntos Econômicos da Santa Sé.

A primeira parte do livro é dedicada a análise dos textos bíblicos relacionados ao matrimônio e ao divórcio, enquanto uma segunda parte se dedica especialmente a doutrina e a prática dos primeiros cristãos. Segundo a resenha oferecida por Ignatius Press, “em nenhum destes casos, bíblicos ou patrísticos, estes especialistas encontram apoio para a classe de tolerância dos matrimônios civis depois do divórcio”.

O texto também aborda o conceito de Oikonomia aplicado pela igreja Ortodoxa para os casos de divórcio e detalha a oposição que foi suscitada ao longo da história por parte dos católicos pelas dificuldades teológicas e canônicas que supõem. Finalmente, os autores propõem a permanência da disciplina atual como respeitosa da doutrina da Igreja e dos sacramentos do Matrimônio e a Eucaristia.

Os demais autores incluídos na publicação são o Arcebispo Cyril Vasil, Secretário da Congregação para as Igrejas Orientais, o Padre Robert Dodaro, o sacerdote jesuíta Paul Mankowski e o editor John Rist. (GPE/EPC)

 
Comentários