Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Paraná festeja a padroeira dos agricultores
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Manoel Ribas – Paraná (Terça-Feira, 16/09/2014, Gaudium Press) O Santuário Nossa Senhora da Salete localizado na Comunidade Barra de Santa Salete, no município de Manoel Ribas, pertencente à Diocese de Guarapuava, no Paraná, se prepara para a festa da padroeira dos agricultores, com programação especial para o Dia da Aparição de Nossa Senhora da Salete, em 19 de setembro.

Durante os nove meses que antecedem este momento foram celebradas Missas, juntamente com a novena em honra a Nossa Senhora da Salete, no dia 19 de cada mês, na capela do “Morro da Santa”, com a participação de devotos de toda a região que vem em busca de bençãos e também para agradecer por graças alcançadas.

É importante destacar que a aparição de Nossa Senhora da Salette ocorreu no dia 19 de setembro de 1846. Na ocasião, duas crianças, Maximino e Melânia, sobem as ladeiras do Monte Planeau, nos Alpes Franceses. Ao meio dia, no fundo do vale, o sino da Igreja da aldeia toca a hora do Ângelus.

Maximino e Melânia tornam a subir pelo vale até a “fonte dos homens”. Junto à fonte, começam a comer. Eles atravessam o regato e descem alguns passos até os dois assentos de pedras empilhadas, junto a uma fonte sem água: a pequena fonte. Ao se estenderem sobre a relva, e com o silêncio da montanha, acabam dormindo.

Um tempo depois, Melânia acorda e chama Maximino para irem ver suas vacas, pois não sabia ondem elas estavam. Rapidamente sobem a ladeira oposta ao Gargas e eles têm diante de deles toda a pradaria: as vacas estavam lá ruminando. Os dois se tranquilizam. Melânia começa a descer e no meio do caminho se detêm imóvel e, de susto, deixa cair o cajado, afirmando: “Maximino, olha lá, aquele clarão”.

Junto à pequena fonte, sobre um dos assentos de pedra, surgiu um globo de fogo. Maximino corre gritando: “Onde está? Onde está?” Melânia estende o dedo para o fundo do vale onde haviam dormido. Maximino para perto dela e cheio de medo lhe diz: “Segura o teu cajado, vai! Eu seguro o meu e lhe darei uma paulada se ‘aquilo’ nos fizer qualquer coisa”.

O clarão então se mexe, se agita e gira sobre si mesmo. Para as duas crianças faltam palavras para externar a impressão de vida que irradia do globo de fogo. Uma mulher ali aparece, assentada, a cabeça entre as mãos, os cotovelos sobre os joelhos, numa atitude de profunda beleza. Seis anos depois da aparição, no dia 1º de maio de 1852, é anunciada a construção de um Santuário sobre a montanha de La Salette.

Para festejar esse acontecimento e também prestar uma homenagem a Nossa Senhora da Salette, o Santuário em Manoel Ribas abrirá a programação comemorativa com um tríduo preparatório e a tradicional procissão luminosa. No dia 19, às 10h, será celebrada a Santa Missa solene com a participação de sacerdotes e devotos de Nossa Senhora da Salete. (FB)

 
Comentários