Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Concerto Coral comemorativo é promovido em Florianópolis
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Florianópolis – Santa Catarina (Quarta-Feira, 17/09/2014, Gaudium Press) A Catedral da Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, promove hoje, dia 17 de setembro, a partir das 20h, o Concerto Coral comemorativo do centenário de nascimento de Dom Afonso Niehues, 2º Arcebispo de Florianópolis (23/08/1914 – 2014) e do centenário da tomada de posse de Dom Joaquim Domingues de Oliveira, 2º Bispo e 1º Arcebispo de Florianópolis (07/09/1914 – 2014).

No concerto, as músicas serão interpretadas pelo Coral Santa Cecília, pelo grupo vocal do Seminário Convívio Emaús e pelo quarteto de metais da Banda da Polícia Militar da região. Além disso, o evento contará com a participação do organista Caio Fabrício da Silva Barbosa. A regência do concerto ficará a cargo do Padre Ney Brasil Pereira.

Coral Santa Cecília

O Coral Santa Cecília da Catedral Metropolitana de Florianópolis foi fundado oficialmente, com sua primeira Diretoria, em 1950, embora a Catedral tenha tido há muito mais tempo o seu Coral. Estabelecida como paróquia desde 1713, a Matriz de Nossa Senhora do Desterro deve ter tido a sua música coral desde os tempos coloniais, no século XVIII, no período imperial, no século XIX, e até nossos dias.

A finalidade própria do Coral Santa Cecília da Catedral é, como não podia deixar de ser, litúrgica, cabendo-lhe solenizar as celebrações litúrgicas na própria Catedral. Fiel a esse objetivo, o Coral tem sempre solenizado a Missa nos domingos à noite, bem como em todas as solenidades religiosas do ano.

A Catedral

Construída entre 1753 e 1773 no mesmo local onde antes ficava a antiga capela, datada de 1678, pelo bandeirante Francisco Dias Velho, fundador de Florianópolis, a paróquia Nossa Senhora do Desterro também é conhecida como Catedral Metropolitana de Florianópolis.

Apesar de já ter sofrido várias reformas, a arquitetura da portada continua a mesma. No interior há um arco-cruzeiro em cantaria, uma elaborada porta de madeira da Capela de Nossa Senhora das Dores e mais sete altares, com predominância de linhas neoclássicas. Além da bela arquitetura, a Catedral também chama a atenção por manter um expressivo acervo em arte sacra, como a escultura Fuga para o Egito, feita na Áustria, e um órgão de tubos alemão. (FB)

 
Comentários