Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Com Vigília de oração Roma prepara peregrinação a Assis
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Sexta-feira, 19-09-2014, Gaudium Press) Por ocasião da peregrinação das Dioceses de Lacio, região italiana, à cidade de Assis, que ocorrerá no próximo dia 04 de outubro na solenidade litúrgica de São Francisco, ocorreu na tarde da última quarta-feira, 17, em Roma uma vigília de oração em preparação ao evento franciscano.São Francisco de Assis.jpg

A jornada de oração, que foi celebrada na Basílica dos Santos XII Apóstolos, foi presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Matteo Zuppi, e ocorreu em uma data muito significativa na tradição franciscana, já que no dia 17 de setembro se recorda a impressão dos estigmas de São Francisco de Assis.

“Este ano os fiéis das diversas dioceses de Lacio, em horários diversos, se encontraram para refletir, orar e preparar-se juntos para a peregrinação e seguir os passos do ‘Pobre de Assis'”, comentou a RomaSette, diário da Diocese de Roma, o irmão capuchino Luca Casalicchio, um dos organizadores da vigília.

A vigília se desenvolveu através de vários momentos importantes, sendo iniciada com uma pequena procissão presidida pela Cruz de São Damião, ocorrendo em seguida a leitura e meditação de textos relacionados com os estigmas de São Francisco, assim como do Evangelho para a festa da impressão dos estigmas, e concluído com um intenso momento de Adoração da Cruz e a bênção de envio dos peregrinos diante do caminho de Assis em outubro.

O próprio Cardeal Vigário da Diocese de Roma, Agostino Vallini, convidou aos fiéis da Diocese a participar de maneira numerosa desta peregrinação, “importante evento eclesial durante o qual pediremos a São Francisco para que vele por nossa nação em um momento não muito fácil, no qual a Itália deve enfrentar múltiplos desafios”.

Além disso, expressava então o Cardeal, a peregrinação será uma ocasião para “aprofundar na espiritualidade franciscana e aderir-se ao Evangelho com aquela radicalidade que distingue ao ‘Pobre de Assis'”, e confiar a sua proteção “a pessoa e o ministério de nosso Bispos, o Papa Francisco”.Tumba do Padroeiro da Itália.jpg

A Cada 04 de outubro uma região italiana, por ocasião da festa franciscana, é convidada a entregar como oferenda o óleo para a luz que arde sobre o túmulo do Santo Padroeiro da Itália. Neste ano de 2014 foi encomendado às Dioceses de Lacio, entre elas a romana, de levar esta oferenda, que é precioso sinal de devoção e agradecimento a São Francisco de Assis.

A peregrinação de Assis, que é realizada anualmente em toda a Itália, é uma tradição que ocorre no país Europeu desde o ano de 1939, quando o Papa Pio XII proclamou a São Francisco de Assis Padroeiro da Itália. “Cada região, na oferta do óleo, se faz uma única voz não só de si mesma, mas também das outras. Assim inicia o caminho para orar pela Itália e pelos nossos governantes, também é um modo de ser partícipes na vida pública de nosso país, confiando em São Francisco”, comentou o Irmão Casalicchio. (GPE/EPC)

 
Comentários