Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cada um deve se sentir chamado para o anúncio do Evangelho, afirma Papa em Missa celebrada na Albânia
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Tirana – Albânia (Segunda-feira, 22-09-2014, Gaudium Press) Durante sua estada na Albânia, o Papa Francisco presidiu a Santa Missa Solene aos fiéis católicos do país, na Praça Madre Teresa, na capital Tirana, neste domingo, dia 21 de setembro.

Antes de iniciar a Celebração Eucarística, o Prefeito Lulzim Xhelar Basha, além de cumprimentar o Pontífice, entregou-o as chaves da cidade albanesa.

papa-francisco.jpg

Na ocasião da Missa, concelebrada pelos numerosos bispos e sacerdotes, o Santo Padre começou sua homilia partindo do Evangelho do dia, o qual narra quando Jesus chamou, além dos Doze Apóstolos, outros 72 discípulos, enviando-os para as aldeias e cidades no intuito de anunciar o Reino de Deus.

De acordo com o Papa, Nosso Senhor veio trazer ao mundo o amor de Deus, que irradia por meio da comunhão e da fraternidade, formando assim uma comunidade missionária de discípulos, treinada para a missão, para “partir em missão”.

Logo depois, o Pontífice fez o seguinte comentário:

“Encontrando-me, hoje, no meio de vocês, queridos irmãos e irmãs da Albânia, nesta praça dedicada a uma filha humilde e grande desta terra, a bem-aventurada Madre Teresa de Calcutá, desejo repetir-lhes a mesma saudação dos discípulos: ‘paz nas suas casas, paz nos seus corações, paz na sua nação!’ Ao longo dos séculos, nem sempre o anúncio da paz, trazido pelos mensageiros de Jesus, foi acolhido.”

Francisco ressaltou que a Albânia é considerada uma terra de mártires, pois muitos bispos, sacerdotes, religiosos e fiéis leigos pagaram com a sua própria vida por transmitirem seus testemunhos em nome da profissão da Fé.

Muitos cristãos, acrescentou, não cederam perante as ameaças, mas continuaram seu caminho, sem hesitar.

“Dirijo-me, espiritualmente, àquele muro do cemitério de Escútari, lugar-símbolo do martírio dos católicos onde ocorreram fuzilações, onde, comovido, deponho a flor da oração e da grata e indelével lembrança. O Senhor esteve junto de vocês, os sustentou, os guiou, os consolou. Que a águia, representada na bandeira deste país, possa recordar-lhes o sentido da esperança e da confiança em Deus. Ele não nos desilude, mas está sempre ao nosso lado, sobretudo nos momentos difíceis”, disse.

Além disso, o Papa destacou o amadurecimento da nova ação missionária dos cristãos albaneses. “Todo batizado deve desempenhar sua missão na Igreja e na sociedade. Cada um deve se sentir chamado e se comprometer, generosamente, com o anúncio do Evangelho, dando testemunho da caridade, reforçando os laços da solidariedade e promovendo condições de vida mais justas e fraternas para todos”.

Finalizando sua homilia, o Pontífice agradeceu a Igreja na Albânia pelo seu exemplo de fidelidade ao Evangelho, fruto da herança deixada pelos primeiros cristãos que habitaram o país e que sofreram com as constantes perseguições, mas que em nome de Cristo, sacrificaram suas vidas para a difusão da Palavra de Deus. (LMI)

 
Comentários