Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Livro oferece atrativo olhar sobre os primeiros séculos da Igreja
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – Estados Unidos (Quinta-feira, 25-09-2014, Gaudium Press) Um livro que se propõem como uma aproximação atrativa e aplicável da história da Igreja nos primeiros séculos foi lançado nos Estados Unidos. Trata-se de “When the Church was Young” (Quando a Igreja era Jovem), do Dr. Marcellino D’Ambrosio, publicado por Servant Books e destacado por vários meios de comunicação católicos pela agilidade de seu texto e sua aplicabilidade à atualidade da primeiros séculos da Igreja.jpgIgreja. “Os leitores descobrirão que quanto mais as coisas mudam, mais permanecem iguais: algumas das coisas que lemos neste livro parece que poderiam acontecer hoje”, afirmou a redatora Barb Szyszkiewicz em uma resenha para o portal CatholicMom. As características do mundo que não conhecia a Cristo são similares às produzidas pelo seu abandono recente da Fé, o qual cria uma comparação útil para atualidade.

“Os Padres da Igreja tiveram êxito em levar uma sociedade pagã à Cristo”, recordou The Crossroads Initiative, plataforma web do autor do livro. “Se prestamos atenção ao que eles ensinaram, teremos êxito em fazer o mesmo pela nossa sociedade cada vez mais descristianizada”. A semelhança de certas condições sociais, como o era a aceitação de numerosas práticas rejeitadas pela religião cristã, e o estilo narrativo que fomenta a admiração pelos cristãos resulta em uma leitura amena destacada como fator comum em diferentes resenhas do texto.

A importância do período histórico descrito no livro é muito elevada. Os Padres da Igreja conservaram a Fé em meio às perseguições, preservaram os conteúdos da Fé diante de numerosas heresias, e deram forma às tradições do culto católico, muitas das quais se conservaram hoje em dia como parte da liturgia. “O Dr. D’Ambrosio descreve vivamente como era viver como cristão nesses primeiros sete séculos”, comentou Szyszkiewicz, “examinando o clima político dos tempos, as lutas entre várias facções, os escritos dos primeiros Papas e inclusive o primeiro Catecismo”.

A redatora Sarah Reinhard, da National Catholic Register, recomendou o texto a novos católicos, já que comunica de maneira efetiva as características da Igreja nos primeiros séculos, “a faz relevante e mostra aos Padres da Igreja como os ‘super-heróis’ que eles merecem ser”. O texto ajuda a compreender os processos históricos do nascimento da Igreja e a aplicar esse conhecimento à atualidade. “Não há nada novo sob o sol”, afirmou Reinhard, que assegura que os leitores “reconhecerão alguns desafios e heresias que não são muito diferentes do que vemos agora”. (GPE/EPC)

 
Comentários