Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Coros se encontram em Roma para tratar sobre a relação entre a música e a beleza
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Sexta-feira, 26-09-2014, Gaudium Press) Desde o dia 26, até o próximo domingo, 28 de setembro, ocorrerá em Roma o encontro “Cantar a Fé” que reunirá aos coros diocesanos e paroquiais por ocasião dos 50 anos da Constituição “Sacrosanctum Concilium”, e com o objetivo de aprofundar sobre a música litúrgica e abordar, a partir do ponto de vista pastoral, as problemáticas da vida de um coral, como explicou ao diário diocesano Roma Sette Dom Marco Frisina, diretor do coro da Diocese de Roma e promotor deste evento.

Basílica de São João de Latrão.jpg
Coro intervem durante a Santa Missa de Quinta-feira Santa de 2013
na Basílica de São João de Latrão / Foto: Sonia Trujillo

As jornadas de trabalho, que ocorrerá nas instalações da Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino, se desenvolverão através de conferências animadas por especilistas em música litúrgica. O Cardeal Agostino Vallini, Vigário da Diocese de Roma, será o encarregado de introduzir o encontro. Seguido dele estará o Padre Giuseppe Midili, diretor da Oficina Litúrgica do Vicariato, que falará sobre a animação litúrgica a partir da ótica do Concílio Vaticano II. O primeiro dia do encontro culminará com a intervenção de Dom Fabio Massimillo sobre o rol do coro e a participação dos fiéis na celebração.

No sábado, 27, ocorrerá uma intervenção de Dom Giuseppe Mani, Arcebispo Emérito de Cagliari, que falará sobre a relação que existe entre música e beleza. Este dia também estarão presentes Dom Vincenzo De Gregorio, Presidente do Pontifício Instituto de Música Sacra, e o Padre Jordi-A Piqué i Collado, Presidente do Pontifício Instituto Litúrgico. Na parte da tarde, às 16h, ocorrerá a celebração Eucarística na Basílica Santa Maria Maior, presidida por Dom Filippo Iannone, da Diocese de Roma; e às 20h30 ocorrerá a apresentação da Orquestra “Fideles et Amati”, a qual se unirão os coros diocesanos.

A conclusão deste evento será no domingo, 28, com a peregrinação dos corais ao túmulo do Apóstolo São Pedro e sua participação na Missa que presidirá o Santo Padre Francisco em São Pedro. Se prevê que por volta de 1.500 pessoas -entre diretores de Oficinas Litúrgicas, párocos, capelães, coros diocesanos e paroquiais- estejam presentes neste evento.

O encontro também ocorrerá por ocasião dos 30 anos da fundação do Coro diocesano de Roma, que nasceu em 1984.

Dignidade da música litúrgica

Precisamente a “Sacrosanctum Concilium” faz especial referência à dignidade da música sagrada, assinalando que “a tradição musical da Igreja universal constitui um tesouro de valor inestimável, que sobressai entre as demais expressões artísticas, principalmente porque o canto sagrado, unido às palavras, constitui uma parte necessária ou integral da Liturgia solene”.

A Constituição sobre a Sagrada Liturgia, também diz que a música sacra “será tanto mais santa quanto mais intimamente esteja unida à ação litúrgica, já seja expressando com maior delicadeza a oração ou fomentando a unanimidade, já seja enriquecendo a maior solenidade dos ritos sagrados”.

Neste sentido a Constituição estabelece que é necessário conservar e cultivar “com sumo cuidado o tesouro da música sacra”, fomentando as “Scholae cantorum”, especialmente nas igrejas catedrais. (GPE/EPC)

 
Comentários