Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Encontro na Espanha refletirá sobre a força evangelizadora dos Santos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Segunda-feira, 29-09-2014, Gaudium Press) “A santidade, projeto e patrimônio eclesial” será o tema das VIII Jornadas da Oficina para as Causas dos Santos que serão sendo realizadas pela Conferência Episcopal Espanhola (CEE) em Madri entre os dias 28 e 29 de outubro, e estão dirigidas para os delegados episcopais das Causas dos Santos, postuladores, vice-postuladores, membros das Comissões Históricas e demais pessoas envolvidas com as Causas dos Santos.

força evangelizadora dos Santos.jpg
Atualmente a Espanha conta com mais de 1500 santos
e beatos reconhecidos.

Favorecer a comunicação assim como o intercâmbio entre aqueles que se ocupam deste trabalho, assim como a reflexão sobre a força evangelizadora que oferecem hoje os testemunhos dos santos, e celebrar os 50 anos da Constituição Dogmática ‘Lumen Gentium’ sobre a Igreja, são os objetivos deste encontro.

As jornadas serão inauguradas na manhã do dia 28 com a apresentação realizada pelo sacerdote José María Gil Tamayo, Secretário Geral e porta-voz da CEE, que é também o responsável da Oficina para as Causas dos Santos do organismo eclesial. Após ele ocorrerá uma palestra inaugural ministrada pela doutora Felisa Elizondo, da Universidade Pontifícia de Salamanca e da Universidade Eclesiástica São Dâmaso, e versará sobre “Um chamado universal e diversas vocações. A Santidade no Concílio Vaticano II”.

Neste mesmo dia, logo depois da Celebração Eucarística, Dom Antonio Ávila, da Universidade Pontifícia de Salamanca, aprofundará sobre “A pastoral da santidade na tarefa evangelizadora da Igreja”; em seguida o Padre Antonio Gonzáles, OCD, que é o Secretário Geral dos Carmelitas Descalços para o V Centenário de Santa Teresa de Ávila, intervirá com a palestra “O V Centenário de Santa Teresa, uma proposta evangelizadora”.

Já no dia 28, segundo dia do encontro, as jornadas se desenvolverão em torno a uma mesa de experiências intitulada “A Santidade Anunciada. Novas Linguagens”. Para a ocasião intervirá, entre outros, o Padre José Berruete, CMF, diretor do Museu dos Mártires de Barbastro. Ao meio-dia o Padre Secundino Castro, OCD, da Universidade Pontifícia de Comillas, apresentará a palestra “Na escola de Teresa: espiritualidade e evangelização”; e ao final da tarde se desenvolverão os workshops “As redes sociais porta-vozes da santidade?”, “Procedimentos sobre os milagres”, e “Exumação, extração de relíquias e novo procedimento no tratamento dos restos mortais”. As jornadas serão encerradas com uma celebração Eucarística.

A Oficina para as Causas dos Santos do Episcopado Espanhol foi criada em janeiro do ano de 2001, sendo dependente da Secretaria Geral. A entidade é fruto de vários diálogos entre a Congregação da Causa dos Santos de Roma e a CEE que iniciaram em 1997 com o objetivo de coordenar as Causas dos mártires da perseguição religiosa ocorrida na Espanha entre os anos de 1934 e 1939.

São várias as tarefas realizadas pela Oficina, entre elas o de favorecer os encontros dos Bispos espanhóis com seus delegados para as Causas dos Santos, postuladores e vice-postuladores; assim como a criação de um Fundo Documental, a atualização da informação sobre o estado das Causas que se iniciaram, e a promoção de cursos para colaborar com as Dioceses na formação de pessoas qualificadas na prática das Causas dos Santos, entre outras.

Atualmente a Espanha conta com mais de 1500 santos e beatos reconhecidos. (GPE/EPC)

 

 
Comentários