Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Diocese de Phoenix (EUA) destaca paróquia que conta com seis coros litúrgicos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Phoenix – Estados Unidos (Segunda-feira, 29-09-2014, Gaudium Press) Um dos aspectos da vida de comunidade da Paróquia de São Tomás de Aquino em Phoenix, (Estados Unidos), chamou a atenção do informativo diocesano The Catholic Sun. O motivo é que esta paróquia conta com seis coros que apoiam a liturgia elevam o espírito dos fiéis. “Enquanto suas vozes são fortes ao unir-se, eles oram para que eles mesmos sejam transparentes”, referiu a resenha, que destaca o compromisso dos participantes em transmitir a mensagem da glória de Deus através da música.

Paróquia São Tomás de Aquino.jpg
Coro de adultos da Paróquia São Tomás de Aquino
em Phoenix, Estados Unidos.

Esse é o propósito explicado ao informativo pelo organista paroquial e diretor do coro infantil, William Buthod, que comentou que usualmente pede a Deus que o coro não seja protagonista da liturgia, mas que seja a mensagem divina que brilhe através do sacramento. Este trabalho é guiado por Verena Anders, diretora de música da paróquia e Mestra em Música Sacra da Universidade Católica da América.

Um serviço a Deus com grandes benefícios

Os benefícios que traz o fomento dos coros na paróquia, que conta com três coros de adultos e três infantis, se estendem além da liturgia. É o caso de uma das crianças membro, que apesar de sofrer problemas auditivos deixa de lado suas limitações quando põem sua voz a serviço de Deus. “Ela se concentra em seu coração e no canto e temos visto sua auto-avaliação crescer”, reportou sua mãe, Kathleen Horne.

Paróquia São Tomás de Aquino2.jpg
Schola Cantorum da Paróquia São
Tomás de Aquino.

“É uma forma de adoração e oração”, comentou sobre sua contribuição Maggie Adrian, membro do coro de adultos que canta nas tardes de domingo há oito anos. “É como o vejo. É o que amo acerca disto”. O caráter especial da música sacra faz com que inclusive os trabalhadores da paróquia detenham por momentos sua jornada quando uma Eucaristia se celebra para escutar as notas e as vozes que saem do recinto sagrado.

Uma das participantes do coro de jovens e adultos referiu sua satisfação de notar que um grupo de pessoas sempre fica até a nota final do canto de saída. “É bom saber que eles participam muito desse momento”, comentou. Para ela, a motivação inicial de unir-se ao coro era fazer mais amigos, mas logo descobriram seu próprio compromisso, que a leva a ser uma das jovens responsáveis da entonação do salmo na Eucaristia dominical. Para ela, o serviço através do coro “definitivamente mostrou uma vida melhor, oposta a outros caminhos que pode ter tomado”, concluiu. (GPE/EPC)

 
Comentários