Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


A família é o tema central da Jornada Mundial das Comunicações Sociais 2015
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/09/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 29-09-2014, Gaudium Press) “A Igreja deve aprender novamente a explicar que a família é um grande dom, bom e belo”, propõem o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais em seu anúncio do tema da mensagem do Papa Francisco por ocasião da Jornada Mundial das Comunicações Sociais de 2015. O tema da mensagem será: “Comunicar a família, ambiente privilegiado do encontro na gratidão do amor”.

jornada_mundial das Comunicações Sociais 2015.jpg
Comunicar a família como “um grande dom, bom e belo” é o
propósito da Igreja. Foto: Pontifício Conselho para a Família.

“O tema da Jornada Mundial das Comunicações Sociais deste ano continua na linha do tema do ano passado e, ao mesmo tempo, entra no âmbito do que será a matéria central dos dois próximos Sínodos: a família”, destacou o Pontifício Conselho no dia 29 de setembro. O anúncio não revela o conteúdo da mensagem, já que sua publicação se realizará, como é costume na Santa Sé, no dia 24 de janeiro. Em seu lugar, permite entrever alguns dos temas que tratará o Pontífice, como o são as mudanças culturais que “não ajudam a entender o grande bem que é a família”.

Desafio e anúncio

Diante dos desafios atuais, a Igreja está chamada a refletir sobre a importância de comunicar adequadamente a bondade e relevância da família, autêntica escola de amor cristão. Assim apresentou São João Paulo II na Carta Encíclica Familiaris Consortio, citada pelo Pontifício Conselho: “As relações entre os membros da comunidade familiar estão inspiradas e guiadas pela lei da ‘gratuidade’ que, respeitando e favorecendo em todos e cada um a dignidade pessoal como único título de valor, se faz acolhida cordial, encontro e diálogo, disponibilidade desinteressada, serviço generoso e solidariedade profunda”.

A mensagem da família, configurada de acordo com o plano de Deus, representa um desafio para o homem “ferido e desiludido”, para o “coração da sociedade ferida e cansada por causa de tantas desilusões amorosas”, e a Igreja deve encontrar maneiras para transmiti-lo. Segundo o Pontifício Conselho, “está chamada a encontrar o modo de dizer que a gratidão do amor, que se oferecem os esposos, aproxima todo os homens a Deus, e é uma tarefa entusiasmante. Por que? Porque leva a olhar a verdadeira realidade do homem e abre as portas para o futuro, a vida”.

A data de publicação da mensagem completa da Jornada Mundial das Comunicações Sociais é a festa de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, e a Jornada ocorrerá no domingo anterior a festa de Pentecostes. Neste dia (que em 2015 será 17 de maio) se cria consciência sobre este importante trabalho social e se ora para que seja levada a cabo conforme a vontade de Deus. Além disso se destaca às pessoas que desempenham este ofício e se motiva aos fiéis a apoiar material e espiritualmente as obras de Evangelização da Igreja através dos meios de comunicação. A Jornada foi estabelecida pelo Concílio Vaticano II em seu Decreto Inter Mirifica sobre os meios de comunicação social. (GPE/EPC)

 
Comentários