Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Londrina promove Curso sobre Doutrina Social da Igreja
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Londrina – Paraná (Quarta-Feira, 1º/10/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Londrina, no Estado do Paraná, promove a partir de hoje, dia 1º de outubro, no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor, um curso sobre Doutrina Social da Igreja. A atividade será realizada durante todo o mês de outubro, às quartas-feiras, com início às 19h30.

O curso contará com a assessoria do Arcebispo Emérito de Manaus, no Estado do Amazonas, Dom Luiz Soares Vieira, ex-vice-presidente do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vice-presidente do Regional Norte 1, delegado na Conferência de Santo Domingo, presidente do Regional Norte 1 e membro delegado pela CNBB da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e Caribenho, ocorrida em maio de 2007. De 2007 a maio de 2011 foi vice-presidente da CNBB.

Os interessados em participar poderão se inscrever no local do evento. O Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor fica localizado na Rua Dom Bosco, número 145, em Londrina. Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones (43) 3371-3141, no Centro de Pastoral, ou (43) 9612-9784, com o Padre Cristiano.

Doutrina Social da Igreja

A expressão Doutrina Social da Igreja (DSI) designa o conjunto de escritos e mensagens – cartas, encíclicas, exortações, pronunciamentos, declarações – que compõem o pensamento do magistério católico a respeito da chamada “questão social”.
O estudo da DSI coloca-nos diante de uma tarefa exigente em suas implicações e desafios. Trata-se de recriar para os dias atuais, a dimensão sócio-política da Boa Nova de Jesus Cristo. Tem por finalidade fixar princípios, critérios e diretrizes gerais a respeito da organização social e política dos povos e das nações. É um convite a ação.

O documento inaugural daquilo que se convencionou denominar Doutrina Social da Igreja é a encíclica Rerum Novarum, do papa Leão XIII, publicada a 15 de maio de 1891. De fato, é a primeira vez que um documento do magistério católico dedica-se integralmente à chamada “questão social”. No decorrer do texto, o papa propõe-se abordar a “condição dos operários”. (FB)

 
Comentários