Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Milhares de Santuários na Espanha mostram a grande devoção mariana no país
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Quarta-feira, 01-10-2014, Gaudium Press) Pode-se dizer que na Espanha em cada paróquia existe um santuário e a maioria deles estão dedicados a alguma invocação mariana. Pelo menos estas são as cifras mencionadas pelo livro “Santuários, guia de turismo e peregrinação”, que apresentou há alguns anos Salvador Batalla Gardella, antigo diretor do departamento de Pastoral de Turismo, Santuários e Peregrinações da Conferência Episcopal Espanhola, e do que hoje faz referência CariFilli.es, portal da fundação especializada em Santuários marianos e informação sobre Nossa Senhora.

Ermita El Rocío.jpg
Ermita El Rocío, província de Huelva
/ Foto: Paco Molina.

Segundo este site, “contar Santuários na Espanha é uma tarefa entre o difícil e o impossível”, um trabalho que muito bem realizou Batalla Gardella em seu documento, que reflete, sobretudo, a grande devoção que existe a Mãe de Deus no país europeu.

De acordo com o documento, na Espanha existem por volta de 23 mil paróquias, e mais de 12 mil santuários e ermitas, dos quais, 1.200 estão dedicados a Jesus, quer dizer 10%; por volta de 4.300 a alguma invocação mariana, quer dizer, 35%, e os demais, 6.800, dedicados a diversos santos e santas, o que representa 55%.

Segundo o portal mariano, estas cifras reforçam o caráter local e popular que tem os santuários na Espanha, a imensa maioria deles mantidos pelas associações e confrarias existentes no país europeu. Exemplo disso é a ermita do Rocio, situada em Almonte, província de Huelva, onde a cada ano se comemora a tradicional e conhecida Romaria do El Rocío para venerar a Nossa Senhora nesta invocação mariana, peregrinação que está sob a responsabilidade da Irmandade de Almonte.

Precisamente o documento também desenvolve o tema da peregrinação, ressaltando que esta peregrinação, assim seja curta, vai sempre ligada a um santuário. “Não há uma montanha, monte ou colina onde não apareça no horizonte um Santuário, ermita ou capela dedicada a Jesus Cristo, a mãe de Deus, a alguns santos e santas”, destaca Batalla Gardella no livro.

A obra, editada por Edicel, contêm imagens de 670 santuários e ermitas da Espanha que estão organizados por Diocese.

Santuário: Lugar sagrado

De acordo com o Código de Direito Canônico, com o nome de Santuário é designado uma igreja ou um outro lugar sagrado que por sua particular piedade popular recebem numerosos fiéis em peregrinação. O Santuário para que receba o nome de nacional, requer da aprovação da Conferência Episcopal, e o visto bom da Santa Sé para receber o nome de internacional.

Ermita da Virgem do Mar.jpg
 Ermita da Virgem do Mar, Torregarcía / Foto: R. Fernández.

Além disso -como sublinha o Código de Direito Canônico-, nos Santuários “se deve proporcionar abundantemente aos fiéis os meios de salvação, pregando com diligência a palavra de Deus e fomentando com esmero a vida litúrgica, principalmente mediante a celebração da Eucaristia e da penitência, e praticando também outras formas provadas de piedade popular”. (GPE/EPC)

 
Comentários