Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santa Sé aprova Missa votiva do Santo Cálice
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 02/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Valência – Espanha (Quinta-feira, 02-10-2014, Gaudium Press) Uma grande surpresa tinha Dom Carlos Osoro, Arcebispo eleito de Madri, durante a Missa que presidiu no último domingo na Catedral de Valência em ação de graças e despedida como Arcebispo da cidade espanhola. O prelado anunciou que a Santa Sé aprovou que Valência pode ter uma Missa votiva e um Ano Santo Jubilar a cada cinco anos para comemorar o Santo Cálice que, segundo a tradição, utilizou Jesus na Última Ceia e é venerado no templo valenciano.

Santo Cálice.jpg
O Santo Cálice é venerado na Catedral
de Valência desde o Século XVI.

O documento assinado pelo Cardeal Mauro Piacenza, Penitenciário Maior da Penitenciaria Apostólica da Santa Sé, assinala que a Penitenciaría “responderá positivamente à solicitação de indulgência”, que “poderá cursar-se de forma oficial”, para que assim a Arquidiocese valenciana possa celebrar a cada cinco anos o Ano Jubilar. A data deste primeiro jubileu deverá ser determinada pelo Arcebispo eleito de Valência, o Cardeal Antonio Cañizares, que no próximo sábado, 04 de outubro tomará posse da Arquidiocese.

Desta maneira o Ano Santo do Cálice de Nosso Senhor Jesus Cristo, será um “tempo especial de graça, durante o qual é possível obter uma indulgência plenária para a remissão da pena temporal pelos pecados”, continua o documento.

Em união a este anúncio, no último sábado também se deu a conhecer a aprovação de parte do vaticano -e a pedido de Dom Osoro- do texto para a Missa votiva do Santo Cálice que “poderá celebrar-se em todas as igrejas nos dias autorizados e no dia da festa anual”, que ocorre na última quinta-feira do mês de outubro.

Precisamente o documento está assinado pelo Cardeal Cañizares como prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, com data de 22 de agosto de 2014. Sendo uma das últimas disposições assinadas pelo purpurado antes de seu nomeação como Arcebispo de Valência, fato que ocorreu no dia 28 de agosto passado.

A notícia foi recebida com especial alegria por Don Jaime Sancho, cônego zelador do Santo Cálice, que manifestou à agência AVAN, da Arquidiocese de Valência, que o acontecimento será motivo para “dar a conhecer mais a existência do Santo Cálice na Catedral de Valência”, já que “um Ano Jubilar sempre é um anúncio mundial”.

Sobre a Missa votiva, Sancho também explicou que esta será uma celebração normal, mas utilizando leituras e orações especiais, que é justamente o que aprovou a Santa Sé. Além disso, disse que a comemoração desta Missa “tem um sentido devocional e se pode celebrar em qualquer dia em que não haja, liturgicamente, uma festa ou uma memória obrigatória”.

De acordo com o cônego zelador o Santo Cálice, só resta que se determine a data para o Ano Santo Jubilar, para o qual a Catedral de Valência deve preparar desde já “todo um trabalho de acolhida para as peregrinações e celebrações que se produzirão, e que para a cidade de Valência significa mais visitantes”.

Sobre o anúncio também se referiu Antonio Rossi, Presidente da Confraria do Santo Cálice de Valência, que disse que “o Ano Santo e as indulgências previstas para a confraria são uma alegria imensa porque é um reconhecimento total a qual nossa relíquia é a que o Senhor teve em suas mãos”.

São João Paulo II e o Papa Emérito Bento XVI.jpg
Dois pontífices celebraram a Santa Missa com o Santo Graal na
Catedral de Valência: São João Paulo II e o Papa
Emérito Bento XVI / Fotos: AVAN.

O Santo Cálice é venerado na Catedral de Valência desde o Século XVI. A partir do Século XVIII foi utilizado para conter a forma consagrada do monumento de Quinta-feira Santa. Em 1916 foi finalmente instalado na Capela do Santo Cálice, antiga Sala Capitular, onde é hoje venerado.

Dois pontífices celebraram a Santa Missa com o Santo Graal na Catedral valenciana: São João Paulo II, que presidiu ali a Eucaristia no dia 08 de novembro de 1982, quando ocorreu uma numerosa ordenação sacerdotal; e o Papa Emérito Bento XVI, quando presidiu a Eucaristia em julho do ano 2006 por ocasião do 5º Encontro Mundial das Famílias que teve lugar em Valência. (GPE/EPC)

 
Comentários