Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Religiosas em Roma catequizam unindo Fé e arte
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Sexta-feira, 03-10-2014, Gaudium Press) Peregrinar aos lugares onde fica gravada a memória cristã e aproximar-se da Fé por meio da arte é a proposta que há 10 anos promovem as Missionárias da Divina Revelação em Roma com a iniciativa “Catequese com Arte”, que levou muitos a aprofundarem-se na história cristã da Cidade Eterna assim como a Fé, de modo especial aos mais jovens.

Religiosas em Roma catequizam unindo Fé e arte.jpg
Jovens durante uma visita guiada na Basílica de São João
de Latrão / Foto: Divinarivelazione.org.

“Os itinerários de arte e Fé nos propõem valorizar o patrimônio histórico, artístico e religioso que a cidade de Roma oferece a todo o mundo. Sua singular história faz que seja a meta do turismo, que cada vez mais assume a forma de uma peregrinação inspirada na memória dos Apóstolos, dos mártires, dos santos e a presença do Vigário de Cristo, o Papa. Oferecem a ocasião privilegiada para descobrir as raízes cristãs de nossa história e de nossa Fé. A Igreja, através da beleza, pretende dar a conhecer o esplendor da verdade a todos os homens”, expõem as Missionárias da Divina Revelação em seu site web.

As religiosas também contam como foi começar com esta iniciativa há uma década: “Éramos um pequeníssimo grupo que com tanta alegria iniciou a aventura de aprender de Roma. Agradecidas ao Senhor por tudo aquilo que obrou nestes dez anos. (…) Guiar as peregrinações através dos ‘Itinerários de arte e Fé’ nos lugares da memória cristã de Roma nos oferece a possibilidade de compartilhar com tantas almas sedentas da verdade do imenso patrimônio de Fé, expresso por meio da história e da arte da Cidade Eterna”.

Precisamente estas catequeses com arte serão iniciadas no próximo domingo, 05 de outubro, com o itinerário de Fé para o período 2014-2015 no qual se desenvolverá com uma peregrinação a partir da Praça de São Pedro até o Santuário de Nossa Senhora da Revelação, Igreja de Santa Maria do Terceiro Milênio em ‘Tre Fontane’. A peregrinação começará às 08h30 a partir do obelisco da Praça vaticana, continuará pelo centro histórico da cidade; às 09h45 está prevista uma parada no Arco de Constantino, às 11h na Basílica de São Paulo e às 12h15 em ‘Tre Fontane’, lugar do Martírio de São Paulo. Às 13h terá lugar uma celebração eucarística no Santuário de Santa Maria do Terceiro Milênio.

No dia 11 de outubro a peregrinação seguirá na Basílica de São João de Latrão, no dia 18 de novembro na Igreja de Santa Cecília em Trastevere, no dia 13 de dezembro até a Basílica de Santo ‘Andrea delle Fratte’, no dia 10 de janeiro de 2015 a catequese guiada será na Basílica de São Paulo Extramuros, no dia 14 de fevereiro na Basílica de São Pedro, no dia 14 de março na Igreja da Santa Cruz em Jerusalém, no dia 09 de maio em Santa Maria em Trastevere. Também está prevista uma visita especial aos Museus Vaticanos em janeiro de 2015 e aos Jardins Vaticanos em maio do próximo ano.

“A obra de arte, recorda a cada geração, que fomos criados pela beleza, nela se saboreia o gosto da eternidade. Compartilha com a primeira e última fonte da beleza, dialoga com a Fé, sente-se peregrino no mundo e na história, até a beleza infinita”, estas palavras que expressou em uma ocasião o Papa Emérito Bento XVI são as que inspiraram as Missões da Divina Revelação a catequizar por meio da arte nestes 10 anos. (GPE/EPC)

 
Comentários