Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Concurso de contos em Medellín faz crianças falarem sobre a Criação
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 07/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Medellín – Colômbia (Terça-feira, 07-10-2014, Gaudium Press) Com o propósito de relatar às crianças que Deus criou tudo -o céu, a terra, o ser humano e o que existe- por amor, a Arquidiocese de Medellín, por meio da delegação de Pastoral Infantil, se encontra promovendo o concurso de conto infantil intitulado “Creio em Deus, creio com Deus”, dirigido à crianças entre os 7 e os 13 anos.Concurso de contos em Medellín faz crianças falarem sobre a Criação.jpg

Esta iniciativa, que anima a jurisdição eclesial pela sexta ocasião, faz parte das atividades que desenvolvem os catequistas no interior das comunidades paroquiais na jurisdição eclesial colombiana, a qual, nesta oportunidade, pretende também cultivar nos menores a importância de cuidar da Criação.

“Anima-te a participar neste divertido concurso, escrevendo um conto sobre a criação e como cuidar dela. Se tens entre 7 e 9 anos, participarás na Categoria A; se tens entre 10 e 13 anos, participarás na Categoria B”, expõem as regras do concurso, cuja convocatória permanecerá aberta até o dia 24 de outubro.

Para orientar o desenvolvimento dos contos e animar as crianças a participarem, a Pastoral Infantil da Arquidiocese de Medellín foi elaborado um livreto que servirão de pautas para que os pequenos realizem suas histórias, as quais devem ser fiéis ao Evangelho e fazer referência aos sete dias da Criação.

Justamente o livreto percorre, com textos e imagens, de cada um dos dias da Criação: “Primeiro dia: Deus criou a noite e o dia (…) Segundo dia: Deus criou o céu e o mar (…) Terceiro dia: Deus criou as plantas (…) Quarto dia: Deus criou a lua, o sol e as estrelas (…) Quinto dia: Deus criou as aves no céu e os peixes no oceano (…) Sexto dia: Deus criou os animais e o homem (…) Sétimo dia: Deus descansou (…)”, relata e enumera.

Além disso, oferece uma contribuição de reflexão para catequistas e pais, tomada da Pregação Eucarística para crianças: “Deus criou o homem por amor, e em toda a natureza podemos ver refletido dito amor por cada um de nós. Quando olhamos a criação descobrimos que Deus é pai – mãe, que cuida de nós, nos protege, e nos presenteou todo o universo para que cuidemos como Ele mesmo o faria. Se observamos a natureza podemos descobrir o amor de Deus em tudo o que nos rodeia e nos parece maravilhoso. Uma forma de dar graças a Deus é respeitando essa natureza, pois Deus nos fez jardineiros de sua criação, para que a cuidemos e protejamos juntos. Agradeçamos-lhe a nosso Pai por esta terra tão bela que nos deu, pelos homens e mulheres que a habitamos, e por haver-nos entregue o presente da vida”.

De acordo com as regras do concurso, os contos elaborados pelas crianças deverão ser originais e não ter sido apresentados em outros lugares. “O que tem que contar-nos nos interessa muito e queremos que sejas tu quem nos conte”, dizem às crianças participantes os organizadores da iniciativa.

Os contos ganhadores nas duas categorias serão premiados no dia 23 de novembro em um evento especial. (GPE/EPC)

 
Comentários