Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Prêmio de “Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues”, em Florianópolis
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 07/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Florianópolis – Santa Catarina (Terça-Feira, 07/10/2014, Gaudium Press) Arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, convida para a primeira edição do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues. A atividade é promovida pelo Fundo Arquidiocesano de Solidariedade (FAS), constituído pelos recursos da Coleta da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica, realizada anualmente no final de semana do Domingo de Ramos.

O prêmio tem como objetivos: Incentivar, valorizar e dar visibilidade a ações de caráter coletivo que contribuam para a cultura da solidariedade; Fortalecer a mobilização da rede social a partir de iniciativas e ações de referência para a sociedade no âmbito das políticas públicas; Reconhecer publicamente os esforços das organizações, associações, entidades e grupos populares em suas lutas em defesa e melhoria de vida da população economicamente desfavorecida.

Além disso, a atividade quer homenagear Dom Afonso Niehues, que foi Arcebispo Católico da Arquidiocese de Florianópolis de 14 de agosto de 1965 até 23 de janeiro de 1991. Ele nasceu em São Ludgero, no dia 23 de agosto de 1914 e faleceu em Brusque, no dia 30 de setembro de 1993. Neste ano, a arquidiocese catarinense comemora o centenário de nascimento de Dom Niehues.

A FAS também quer manter viva a chama da paz, da esperança e da solidariedade de Dom Niehues, que hoje está presente nas diversas ações desenvolvidas pelas entidades e grupos sociais, que atuam na abrangência da Arquidiocese de Florianópolis.

A organização da iniciativa escolheu algumas temáticas para serem trabalhadas pelos participantes: inclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade social; ações de superação da pobreza e de geração de trabalho e renda através da Economia Popular Solidária; articulação e promoção do protagonismo de grupos socialmente vulneráveis nas mobilizações e lutas sociais; e promoção de grupos para a participação em espaços de construção da cidadania, políticas públicas e/ou no exercício do controle social destas políticas.

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 24 de outubro, através do protocolo em formulário próprio do prêmio, na sede da Ação Social Arquidiocesana, que fica localizado na Rua Esteves, número 447, no Centro de Florianópolis. No dia 25 de novembro será realizada a divulgação e premiação das iniciativas vencedoras, na Catedral Metropolitana de Florianópolis, às 19h30.

Os projetos vencedores serão contemplados com destinação de recurso financeiro para o fortalecimento do trabalho realizado, mediante apresentação de proposta de utilização dos recursos. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (48) 3224-8776 ou ainda pelo e-mail asa@arquifln.org.br. (FB)

 
Comentários