Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Encontrada a primeira imagem de Jesus Cristo em território espanhol
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Linares – Espanha (Sexta-feira, 10-10-2014, Gaudium Press) Um encontro arqueológico apresenta uma mudança no que os investigadores supunham sobre a história próxima da Fé Cristã na Espanha. Trata-se de uma patena de cristal talhada com uma imagem de Jesus Cristo que havia sido empregada na celebração da Eucaristia e que corresponderia ao século IV, uns cem anos antes do que os especialistas supunham ser o início da prática da Fé no território. O objeto foi encontrado em uma condição extraordinariamente boa para sua antiguidade, de forma que pode ser remontado em 81 por cento.

primeira_imagem_de_Jesus_Cristo_espanha_gaudium_press.jpg
A Patena de Cristo em Majestade foi apresentada pela primera vez ao
público no Museu Arqueológico de Linares, Espanha. Foto: Forum MMX.

A peça foi encontrada no sítio arqueológico de Cástulo, em Linares (Espanha), e apresentada publicamente pelos investigadores no dia 1º de outubro no Museu Arqueológico de Linares. Os arqueólogos trabalham no lugar para recuperar os restos de uma antiga cidade romana e este é até o momento a mais importante descoberta do projeto, que tem uma extensão de dois anos em sua primeira fase. Segundo a apresentação, a patena tem uma antiguidade de 1600 anos, já que as patenas fabricadas a partir do século V se elaboraram em prata por disposição da Igreja.

A patena representa a Jesus Cristo em majestade, com o cabelo curto e sem barba, acompanhado de dois apóstolos não identificados e inclui os sinais do Alfa e do Ômega em uma clara alusão ao texto do Apocalipse: “Eu sou o Alfa e o Ômega -diz o Senhor Deus- o que é e que era e que virá, o Todo Poderoso”. Cristo está vestido com o traje próprio de um filósofo e seus traços correspondem com aqueles da arte paleocristã. A patena tem um diâmetro de 22 centímetros e pesa 175 gramas.

O valor da descoberta radica em que não concorda com a cronologia do cristianismo na Espanha tal como o supunham os especialistas. A religião cristã, perseguida ativamente no Império Romano nos século II e III, só haveria chegado a Espanha no século V, e a peça corresponde ao mesmo século IV em que o cristianismo recuperou sua liberdade religiosa. A fabricação da patena pode ter sido realizada na oficina do porto de Óstia, em Roma, já que é de uma elevada qualidade e seu traço coincide com outras peças desta origem. (GPE/EPC)

 
Comentários