Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja na Bolívia destaca educação baseada em virtudes e formação do caráter
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santa Cruz – Bolívia (Segunda-feira, 13-10-2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Santa Cruz da Serra (Bolívia), destacou uma iniciativa que procura que os jovens adquiram critérios que os ajudem a tomar boas decisões e projetar sua vida de uma maneira integral. Trata-se do programa “Protege teu Coração”, criado na Colômbia em 1993 e que já está sendo aplicado na Bolívia como um apoio aos processos acadêmicos das instituições educativas. As características gerais do programa foram publicadas no portal web da Arquidiocese e reproduzidas pelo serviço informativo dos Bispos da Bolívia, Igreja Viva.

Igreja na Bolívia destaca educação baseada em virtudes e formação do caráter.jpg
O programa educativo Protege teu Coração já está sendo aplicado
na Bolívia. Foto: Protege tu Corazón.

A iniciativa apresenta seus conteúdos aos jovens em formas variadas como jogos, demonstrações, experimentos, músicas e audiovisuais, que permitem uma ampla participação dos estudantes e que aponta a formação do caráter como uma forma efetiva de promover virtudes como o autocontrole, o conhecimento próprio e o respeito. O objetivo é conseguir que os estudantes vejam aspectos de sua vida de uma forma conexa com as demais dimensões de sua existência e sejam capazes de desenvolver virtudes e resistir as influências negativas.

Princípios como o respeito à vida humana, a visão integral da pessoa e o caráter dos pais como primeiros educadores de seus filhos fazem parte da inspiração do programa. Os desafios aos quais busca fazer frente incluem inculcar o respeito a si mesmo e aos demais, o fomento do diálogo entre pais e filhos, a adequada valorização da afetividade e a habilidade de descobrir e resistir às pressões que põem em risco a realização integral dos jovens.

Segundo expôs ‘Igreja Viva’, Protege teu Coração consta de 25 sessões desenhadas para jovens de 10 a 20 anos de idade que podem ser ministradas nas instituições educativas e que apresentam conteúdos de acordo com cada grupo de idade. O processo não se desenvolve unicamente com os estudantes, mas que se oferecem cursos para os docentes e involucra a colaboração dos pais de família. Esta estratégia de “triângulo” permite que todos participem no processo formativo e se fomente a comunicação entre os estudantes, os educadores e os pais de família. (GPE/EPC)

 
Comentários