Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Exposição sobre a Imaculada Conceição é promovida em Madri
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Segunda-feira, 13-10-2014, Gaudium Press) Por ocasião do centenário da construção da Basílica da Conceição de Nossa Senhora de Madri, o templo capitalino acolhe até o próximo dia 20 de outubro uma exposição de quadros e imagens marianas que falam sobre a Imaculada Conceição. A mostra, aberta ao público desde o dia 10 de setembro, contêm obras pertencentes a Escola Madrilenha do século XVII, conhecido como o século de ouro da pintura espanhola, que surgiu em torno da Corte madrilenha durante os reinados de Felipe IV e Carlos II.exposicao_sobre_a_amaculada_conceicao.jpg

“Esta é uma ocasião única para contemplar reunidas obras dedicadas ao mistério da Imaculada Conceição de Maria, realizadas anos antes da proclamação deste dogma mariano, promulgado em 1854”, destaca folheto informativo da exposição.

Na mostra foram incluídas diversas obras de pintores como José Antolínez, Francisco Camilo e Mateo Cerezo, entre outros, além dos escultores Luisa Ignacia Roldán e Alonso Cano, por mencionar alguns.

Entre as obras que ali se podem apreciar destaca-se o óleo sobre a tela de Francisco Camilo, que desenvolve sua arte com “uma peculiar versão do manierismo, com figuras alargadas de pincelada nervosa e colorido claro e brilhante”, como expõem o folheto da mostra. Além disso, sobressaem a imagem de Juan Martínez Montañés, máximo expoente da imaginação sevilhana; e o óleo de Antonio Acisclo Palomino, que foi Diácono e pintor de câmara de Carlos II.

A mostra contou com a colaboração de Dom José Luis Montes Toyos, delegado Episcopal de Patrimônio Histórico Artístico.

Outras exposições

Mas esta não é a única exposição que ocorre por ocasião do centenário do templo madrilenho. A Basílica acolheu em julho a mostra “Mantos da Virgem do Pilar de Zaragoza”, e a partir do dia 21 de outubro a 20 de novembro estará aberta ao público a exposição “Livros de temática religiosa”, onde se poderão apreciar obras sobre beatos, de orações, entre outros.

Igualmente, a partir do próximo 25 de novembro a 10 de janeiro de 2015, a igreja paroquial apresentará a mostra “O Presépio. A tradição natalina”, e no dia 20 de março se abrirá a exibição “Construção da Paróquia”, onde se mostrarão, por meio de fotografias, detalhes sobre como foi a edificação do templo.

Outra mostra, “Tesouros da Paróquia”, poderá ser visitada até o dia 11 de maio de 2015. Ali se encontram várias custódias, relicários, cruzes e demais objetos litúrgicos que foram utilizados nestes 100 anos. (GPE/EPC)

 
Comentários