Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Congresso Internacional de História Salesiana ocorrerá em novembro na Itália
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Segunda-feira, 13-10-2014, Gaudium Press) Com o propósito de aprofundar e refletir sobre o “Desenvolvimento do carisma de São João Bosco até a metade do século XX”, de 19 a 23 de novembro se realizará em Roma o Congresso Internacional de História Salesiana, uma das atividades que realizará a Família Salesiana neste ano por ocasião das comemorações do Bicentenário de Nascimento de seu santo fundador, efeméride que começou no último dia 16 de agosto e se estenderá até agosto de 2015.

sao_joao_bosco_gaudium_press.jpg

“Desenvolvimento do carisma de Dom
Bosco até a metade do século XX”,
será o tema do Congresso Histórico
Salesiano  que ocorrerá no
“Salesianum” de Roma / Foto:
Gaudium Press.

O encontro acadêmico, que ocorrerá no “Salesianum” da Cidade Eterna, reunirá a representantes das Inspetorias Salesianas ao redor do mundo, assim como as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), que aprofundarão sobre as origens e expansão da Obra e carisma salesiano. Como o explica a Irmã Grazia Loparco, FMA, que faz parte do comitê preparatório do Congresso e foi citada pela agência de informação salesiana ANS: “com esta eleição se entra de cheio na linha da historiografia salesiana que há 15 anos está aprofundando a Obra Salesiana desde o dia depois da morte do fundador. É um nascimento anagráfico, o dia 16 de agosto de 1815, com uma trajetória que se encerra no dia 31 de janeiro de 1888; e é ao mesmo tempo a origem de um carisma que começa com ele e lhe dá um vigoroso impulso à difusão em todos os continentes”.

A Irmã Grazia também comentou que o comitê decidiu o tema deste encontro após várias reflexões, as quais alentaram a realização de um Congresso que fosse além da figura de São João Bosco: “Alguém poderia perguntar: por que celebrar o Bicentenário do nascimento de Dom Bosco com um acontecimento que pretende indagar não sobre sua pessoa diretamente, mas aquilo que teve na sua origem, e que continuou depois dele? Na realidade, o trajeto biográfico de Dom Bosco fica no fundo por diversos motivos. Um motivo é que se escreveu muito dele e em relação a seu contexto (…) Outro congresso sobre o fato pessoal de Dom Bosco poderia converter-se em menos incisivo pelo que se refere a utilidade de colocar o olhar mais além, na história e na geografia, como ele mesmo faria”.

Desta maneira, o Congresso se dividirá em três jornadas fundamentais onde se abordarão a história da obra, a pedagogia e a espiritualidade salesiana. Além disso, haverá duas meias jornadas; uma de abertura, e outra de encerramento, nas quais se fará referência sobre o atual carisma salesiano.

O evento será inaugurado na tarde do dia 19 de novembro com a saudação de Dom Francesco Cereda, Vigário Geral do Reitor Maior dos salesianos; e continuará com a intervenção da Irmã Grazia, que falará sobre a finalidade do Congresso. Após sua intervenção, se abordará o tema “Presença do Carisma Salesiano no mundo de hoje: importância e desafios”. Este dia, além de outras intervenções, se aprofundará na “Edição crítica do Epistolário de Dom Bosco”, conferência que oferecerá o sacerdote salesiano Dom Francesco Motto.

No dia 20 de novembro o Congresso continuará refletindo sobre “A extensão da presença e a obra salesiana SDB e FMA”, tema que abordarão Dom Francesco Motto, Marco Bay e a Irmã Maria Teresa Spiga. Logo depois se falará sobre “As mudanças políticas, sociais, culturais, econômicas e religiosas que incindiram na situação dos jovens”, além de “A resposta salesiana aos processos mundiais sociais, culturais, econômicos e religiosos a partir dos finais de oitocentos a metade do século passado”.

Temas como “A contribuição dos Salesianos e das Filhas de Maria Auxiliadora à pedagogia da educação na primeira metade do século XX”, “Estudo sobre a pedagogia e prática educativa nos programas formativos dos Salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora”, e “Linhas pedagógicas da Congregação Salesiana e do Instituto de Maria Auxiliadora”, serão tratados durante a terceira jornada do dia 21 de novembro.

Já para o sábado 22, que estará dedicado à história da espiritualidade salesiana, se fará referência a “Francisco de Sales e o impacto de sua espiritualidade na Igreja do século XIX”, assim como a “Reflexão sobre o ‘espírito’ de Dom Bosco e sua ‘ascética’ salesiana na história”, “A fidelidade ao espírito de Dom Bosco segundo o magistério do Instituto das FMA” e “A historiografia salesiana nos estudos e documentos da historiografia postconciliar”. Finalmente, no domingo 23 de novembro estará dedicado ao futuro do carisma de Dom Bosco.

O Congresso contará com a presença do Reitor Maior dos Salesianos, Dom Ángel Fernández Artime; assim como com a Madre Yvonne Reugeot, Geral das FMA. (GPE/EPC)

 
Comentários