Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Espanha celebra Nossa Senhora do Pilar com monumental oferenda de flores
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Zaragoza – Espanha (Quarta-feira, 15-10-2014, Gaudium Press) Uma oferenda de 6 milhões de flores, entregues por mais de 200 mil pessoas, foi a que recebeu Nossa Senhora do Pilar em Zaragoza (Espanha), no último domingo, 12 de outubro ao celebrar-se a festividade desta invocação mariana. De acordo com as cifras oficiais, a monumental oferenda foi a maior que se entregou à Mãe de Deus desde 1958, quando ocorreu a primeira Oferenda de Flores para a Virgem do Pilar.

Espanha celebra Nossa Senhora do Pilar com monumental oferenda de flores 1.jpg

Milhares de fiéis caminharam até a Basílica
do Pilar e ofertaram flores para o manto
da Virgem / Fotos: Juan Segura.

Desde as primeiras horas, milhares de pessoas caminharam pelas principais ruas de Zaragoza até a Basílica do Pilar, para depositar aos pés de Nossa Senhora as flores, que pouco a pouco foram adornando a imensa estrutura metálica que formava o manto floral de grandes proporções. Os cravos brancos e vermelhos, tons predominantes da Oferenda, foram os primeiros a esgotar-se.

Foram mais de doze horas as que durou a entrega da oferenda por parte dos fiéis. Largas filas de devotos, que, esperando a entrega das flores à Virgem, dançaram com seus trajes tradicionais e entoaram cantos em homenagem a Maria.

Na ocasião participaram 531 grupos, mais pessoas que no ano passado, superando os 200 mil oferente e sendo 150 mil os espectadores. “Creio que não há nenhum outro lugar no qual haja mais participantes que espectadores”, disse Juan Alberto Belloch, prefeito de Zaragoza.

Este ano, os festejos à Virgem do Pilar tiveram várias novidades. Uma delas foi a possibilidade que tiveram os fiéis de apreciar de perto o manto floral graças a uma estrutura interna que permitiu a muitos desfrutar da experiência a partir da estrutura interna da oferenda. Outras das novidades foi a oferenda canina; cães, que representavam várias entidades, portaram centros florais que um a um foram sendo colocados aos pés do manto da Virgem.

Além disso, no último sábado, 11, no Aquário de Zaragoza se organizou uma Oferenda de Flores subaquática para Nossa Senhora. Vários mergulhadores realizaram esta oferenda rodeados por 150 exemplares de peixes de umas oito espécies distintas, e sobre um pedestal que sustentava uma imagem da Virgem do Pilar.

Aquele 12 de outubro de 1958

A primeira Oferenda Floral a Nossa Senhora do Pilar ocorreu no dia 12 de outubro de 1958, quando a prefeitura introduziu para a celebração mariana um ato popular e de participação. Naquela primeira edição da Oferenda participaram por volta de 2 mil pessoas que durante 2 horas levaram flores aos pés ad Virgem.

Alguns anos depois, em 1960, a Oferenda já foi considerada tradicional, e em 1965 foi declarada como Festa de Interesse Turístico Nacional. Desde então esta oferenda cresce ano a ano, não só em número de flores, mas também no de participantes.

Espanha celebra Nossa Senhora do Pilar com monumental oferenda de flores 2.jpg

Também foi inaugurado o Ano Jubilar
pelos 1975 anos da manifestação
da Virgem em uma coluna /
Foto: Juan Segura.

A superfície de flores que formam o monumental manto da Virgem mede 55 metros de profundidade, 18 de largura e 15 de altura.

Ano Jubilar pela Virgem do Pilar

No marco das festas em honra à Virgem do Pilar, Dom Manuel Ureña Pastor, Arcebispo de Zarazoga, também decretou um ano jubilar que se prolongará até 2015, e com o qual se celebrarão os 1975 anos da manifestação da Virgem em uma coluna, de acordo com os dados que oferece a mais autêntica tradição sobre a venerada imagem.

O jubileu foi inaugurado no último sábado, 11, na Basílica do Pilar em uma Solene Eucaristia presidida pelo Cardeal Santos Abril, arcipreste da Basílica Santa Maria Maior de Roma, ocasião na qual o purpurado pronunciou a oração de abertura do tempo jubilar. (GPE/EPC)

 
Comentários