Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santa Catarina promove I Seminário de Conservação de Igrejas e Arte Sacra
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

São José – Santa Catarina (Quarta-Feira, 15/10/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Florianópolis, em parceria com a Fundação Catarinense de Cultura, promoverá no dia 21 de outubro o I Seminário de Conservação de Igrejas e Arte Sacra de Santa Catarina. Trata-se de um evento que visa esclarecer as ações de preservação do patrimônio religioso e informar os procedimentos a serem adotados para a conservação dos bens culturais imóveis, móveis e integrados que estejam sob a guarda da Igreja no Estado, tais como: imóveis, retábulos, pinturas murais, imagens sacras, pinturas de cavaletes, vestuários, livros, etc.seminario_gaudium_press.jpg

A programação da atividade, que será realizada no salão paroquial da Igreja Matriz de São José, no município de São José, terá início às 8h30 e terminará às 18h. Serão realizadas as seguintes palestras: “A Igreja Católica e seu Patrimônio Cultural”, com Nestor Torelly Martins; “Espaço Teológico, Espaço Construído e Espaço Patrimonial”, com o Padre Luiz Harding Chang; “Legislação”, com Diego Minks Rossi Fermo; “Cartas Patrimoniais”, com Jaqueline Rosani Rodrigues Braga.

A propósito da conservação da arte sacra, serão apresentas palestras sobre arquitetura, com Silvia Maria; sobre pinturas murais, com Márcia Regina Escorteganha; sobre bens culturais móveis, com Karen Kremer, e estudo de caso (Igreja Matriz de São José, com Ivana Righetto Moser.

Os organizadores do evento salientam que a prioridade do seminário é orientar aos párocos, padres e administradores das paróquias e das igrejas das comunidades a tomarem medidas de ordem prática, a fim de prevenir a degradação e suas consequências, evitando futuramente ações de restauração.

Além disso, a partir do encontro, será importante dar continuidade a capacitação de membros responsáveis pelo acervo sacro, através de oficinas, palestras e seminários. Em Santa Catarina encontra-se um grande número de bens culturais sob a guarda da Igreja Católica. Bens materiais e imateriais que são um testemunho histórico e também possuem valores estéticos, artístico e cultural.

A Fundação Catarinense de Cultura, através do ATECOR, está desenvolvendo uma ação de inventário nas igrejas tombadas pelo Estado de Santa Catarina, que se encontra em sua terceira etapa. Em cinco anos de execução do projeto, foram inventariadas 12 igrejas. Desse conjunto de igrejas tombadas, faltam cerca de dez igrejas a serem inventariadas.

Segundo a organização do seminário, cresce a deterioração de grande parte desse patrimônio que, não raro, sofre intervenção inadequada, em muitos casos de modo irreversível, e por isso é necessário desenvolver uma tradição da preservação junto aos guardiões destes espaços, garantindo a segurança deles e resguardando-lhes dos diversos fatores que concorrem para a sua desvalorização, sua perda parcial ou total.

A Igreja Matriz de São José fica localizada no Centro Histórico de São José, no Centro da cidade de São José. (FB)

 
Comentários