Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Anunciar o Evangelho a partir da Beleza é o objetivo da Diocese de Roma para o novo ano pastoral
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/10/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 16-10-2014, Gaudium Press) “A evangelização gozosa se torna beleza na liturgia em meio da exigência diária de estender o bem”, inspirada nesta frase da Exortação Apostólica ‘Evangelii Gaudium’ do Papa Francisco, a Oficina de Liturgia da Diocese de Roma quer promover a beleza da liturgia neste novo ano pastoral.

padre_midili_gaudium_press.jpg
“Através das imagens nos é permitido reviver a experiência da
celebração”,  acrescenta o Padre Midili / Foto: Gaudium Press.

De acordo com o Padre Giuseppe Midili, diretor da Oficina diocesana de Liturgia, o programa para o período pastoral recentemente iniciado involucrará encontros, momentos de reflexão, de oração e iniciativas de formação em torno de dois objetivos: anunciar o Evangelho na beleza e testemunhar a experiência de unidade na Igreja; tudo através do conhecimento profundo dos conteúdos na liturgia.

Este caminho formativo -como foi exposto no diário diocesano RomaSette- começará no próximo dia 23 de outubro com o curso de Liturgia para a Pastoral que ocorrerá no Instituto Santo Anselmo. Já para o dia 10 de novembro se desenvolverá o curso de formação em canto litúrgico, encontro acadêmico que terá lugar na Paróquia de San Giuseppe Moscati e está dirigido para os diretores de coros, músicos e cantores.

Também em novembro ocorrerá um curso para proclamar a Palavra de Deus, dirigido aos leitores e é organizado na Paróquia do Preciosíssimo Sangre e de Todos os Santos. Neste mês, no dia 22, também haverá um encontro para os ministros extraordinários da Comunhão na Paróquia de Jesus Divino Mestre, que se repetirá no dia 10 de fevereiro do ano que vem na Paróquia São João Bosco. Além disso, se desenvolverá um programa para os responsáveis de grupos de ministros adultos com o objetivo de crescer no conhecimento teológico dos gestos e de oferecer os princípios de animação da celebração, que ocorrerá na Paróquia de Santa Maria das Graças.

No contexto das atividades, o próximo dia 22 de novembro ocorrerá na Basílica de São João de Latrão o retiro espiritual de Advento, ocasião na qual o Padre Ottavio de Bertolis, aprofundará sobre as raízes bíblicas da espiritualidade no coração de Cristo. Como explica o Padre Midili, este retiro será um espaço no qual se combinará a reflexão com a formação dos conteúdos da liturgia, e assim combater o risco da arbitrariedade, já que cada celebração pode ser adaptada à realidade concreta da paróquia, mas “o protagonista da liturgia é sempre Cristo”.

papa_francisco_gaudium_press2.jpg
“A evangelização gozosa se torna beleza na liturgia”,
Papa Francisco / Foto: Lawrence OP.

Entre as iniciativas acadêmicas haverá uma dirigida aos fotógrafos e operadores de câmera que se dedicam a imortalizar a liturgia em imagens. O curso ocorrerá no dia 31 de janeiro de 2015 com o propósito de “transmitir os princípios de comportamento no contexto da aula litúrgica”, para assim dar uma nova competência aos fotógrafos, já que “através das imagens nos é permitido reviver a experiência da celebração”, acrescenta o Padre Midili. (GPE/EPC)

 
Comentários